Angola Cables e Nokia testam ligação de fibra ótica entre África e EUA

0

A Angola Cables e a Nokia testaram com sucesso  a primeira  conexão óptica direta entre África e América do Norte. O roteamento de fibra óptica entre Sangano-Angola e Boca Raton, em Miami-EUA,  completou o teste de aceitação final com sucesso.

"Ao interconectar opticamente o MONET e o SACS (Sistema de Cabos do Atlântico Sul), a Angola Cables pode reduzir mais ainda  a latência entre os provedores de conteúdo na América do Norte e os mercados de consumo de dados, que se encontram em ascensão a nível de crescimento na África", diz Ângelo Gama, Administrador para área técnica, da Angola Cables.

A conexão direta dos dois sistemas de cabo por meio de uma rota expressa, a primeira entre a África e a América do Norte, resulta numa latência reduzida entre os continentes e simplifica bastante a ativação dos serviços.

O SACS, cabo de fibra óptica desenvolvido e gerido pela Angola Cables, consiste em quatro pares de fibras entre Luanda, Angola e Fortaleza, Brasil. Por sua vez, o sistema de cabos MONET, de propriedade do consórcio, conecta Fortaleza, Brasil, à Boca Raton, Flórida (com extensão até Santos/São Paulo).

As latências registadas nesta rede mostram um desempenho aprimorado, com os roteamentos entre Luanda, Angola e Miami, Flórida, reduzido para 123,4ms, e entre Cape Town e Miami, para 162ms. Entre Joanesburgo e Miami, a latência foi reduzida para apenas 180ms.

Os operadores de backhaul, os Provedores de Serviços de Internet (ISP), as Redes de Distribuição de Conteúdos (CDN) e os usuários, particularmente da África Subsariana, poderão se beneficiar de latências amplamente aprimoradas nos roteamentos de tráfego existentes. "Por exemplo, a conexão entre Joanesburgo e Nova York será reduzida em até 18% usando a conexão direta de fibra óptica SACS e MONET", observa Gama.

O teste de campo alavancou a plataforma 1830 Photonic Service Switch da Nokia, multiplexação por divisão de comprimento de onda (WDM). Alimentado pelo processador de sinal digital coerente do Photonic Service Engine, o 1830 PSS transmitiu com sucesso comprimentos de onda ópticas por 12.635 km directamente de Angola para à Flórida, reduzindo a latência em 30% em  comparativamente com as rotas existentes.

"Recorremos a tecnologias que fazem uma utilização mais eficiente dos cabos submarinos existentes. Devido à tecnologia Nokia 1830 PSS, uma conectividade óptica sem regeneradores pode ser configurada nos sistemas de cabo SACS e MONET. Essa conexão registará as maiores taxas de bits e latência mais baixa entre a África e os EUA por meio de roteamento direto", afirma Carlo Corti, diretor de Desenvolvimento de Negócios em óptica, MEA da Nokia. "Estamos orgulhosos por ajudar os nossos clientes a estabelecer um caminho óptico que possa fornecer conteúdo e informações para o benefício das pessoas na África e nos EUA." O teste desta rota óptica direta entre a África e os EUA foi concluído com sucesso a 13 de Novembro durante a AfricaCom (maior evento de telecomunicações de África), sendo que a  rota está disponível para uso comercial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.