Estudo aponta insegurança e sobrecarga de desenvolvedores em início de carreira

0

Uma pesquisa realizada pela Codenation — startup de Florianópolis (SC) especializada em recrutamento e aceleração de carreiras na área de desenvolvimento — mapeou as principais dificuldades encontradas por desenvolvedores ao entrar no mercado de tecnologia e o perfil desses novos profissionais no Brasil. O intuito da análise foi criar um panorama sobre as pessoas iniciando carreira em tecnologia e de que forma empresas do ramo podem se aprimorar para receber tais profissionais, preenchendo a grande lacuna de vagas existentes no setor. Ao todo, foram entrevistadas 2.134 pessoas que utilizam a plataforma Codenation entre 21/11/19 e 05/12/19. O estudo está disponível na íntegra neste link.

Cerca de metade das pessoas entrevistadas já atuam profissionalmente na área de desenvolvimento, enquanto a outra metade ainda está se capacitando e em busca de uma oportunidade no setor – seja em nível júnior ou pleno. Ao serem questionadas sobre as dificuldades para entrar no mercado de tecnologia, três obstáculos se sobressaem: falta de experiência (56,6%), falta de conhecimento alinhado às necessidades do mercado (42,4%) e falta de oportunidades locais (27%). Esses obstáculos refletem porque apenas 22,8% dos respondentes não encontraram dificuldades para entrar no ramo tecnológico.

Atrelado à escassez de profissionais na área de desenvolvimento, o estudo mostra que há uma tendência, por parte das empresas, de exigir conhecimentos avançados mesmo para posições em níveis mais baixos, mostrando um desalinhamento de expectativas entre partes contratantes e partes contratadas. Essa característica acaba gerando duas consequências frequentes no início de carreira da programação: a sensação de sobrecarga (por logo receber responsabilidades acima do seu nível de experiência) e de insegurança (justamente por não terem utilizado ou aprendido os conhecimentos requisitados pelas empresas).

Falhas da ambientação e retenção de talentos nas empresas

Ao conseguir uma oportunidade dentro do setor, novos problemas surgem, sobretudo no processo de internalização da pessoa contratada. Mais de 68% das pessoas entrevistadas não conta com mentoria interna na empresa, o que prejudica muitos pontos ligados a essa ambientação inicial – como o conhecimento das regras do negócio, de documentações e processos que orientem o trabalho, noção do seu papel e perspectiva de crescimento dentro da empresa. Buscando por uma alternativa, mais de 40% das pessoas entrevistadas dizem procurar auxílio de mentoria profissional fora do ambiente de trabalho. Além disso, ao considerar-se apenas as pessoas empregadas (50,1% dos entrevistados), 26,58% sentem não estar se desenvolvendo profissionalmente na posição que ocupam – o que está diretamente ligado às principais motivações de profissionais ao mudar de emprego.

Por fim, o estudo apresenta um panorama sobre a retenção de talentos dentro das empresas. Ao serem questionadas sobre as motivações para trocar de emprego na área, 42,1% afirmam que a vontade de aprender outras tecnologias é um grande estímulo, junto com a insatisfação com o ambiente de trabalho (30,7%) e o desalinhamento com a cultura da empresa (24,2%). Ainda nessa linha, apenas 1,5% dos entrevistados sinalizaram o salário como uma motivação para troca de emprego no ramo tecnológico, evidenciando a predominância de incentivos relacionados ao desenvolvimento profissional para criar ações efetivas de retenção de talentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.