Publicidade
Início Notícias Gestão Planet Smart City implanta IOT em moradias no Ceará

Planet Smart City implanta IOT em moradias no Ceará

0
Publicidade

No Ceará, a experimentação de soluções de automação em casas segue a todo vapor. A Planet Smart City avança com testes nas primeiras residências habitadas da Smart City Laguna, na região metropolitana de Fortaleza. O empreendimento, voltado para 20 mil pessoas e área de 330 hectares, inaugurou o conceito de cidade inteligente.

As famílias já instaladas estão sendo convidadas a testar sistemas de automação de IoT em suas casas. A experiência acontece a partir da conexão de dispositivos residenciais à internet, que passam a ser controlados remotamente por meio de aplicativos móveis, transformando lares em ambientes inteligentes.

Como explica Stephen Dunphy, chefe global de IoT da Planet Smart City, os testes estão em andamento e fornecerão dados e percepções para que os sistemas possam ser implementados em outros projetos não somente no país, mas também em todo o mundo. “Na Planet Smart City, reconhecemos o impacto potencial de aproveitar a tecnologia para tornar os bairros mais inteligentes e melhorar a qualidade de vida dos residentes. Utilizar ferramentas digitais para tornar a vida mais fácil, confiável, econômica e segura tem sido um foco significativo para nós desde o início”, explica ele.

Ermerson e Lumara Viana estão entre os primeiros a testar os sistemas de automação. Com a iluminação inteligente na sala de estar, no quarto principal e na cozinha, eles ligam e desligam as luzes remotamente. Além disso, uma câmera Wi-Fi foi instalada juntamente com sensores de segurança. O sistema permite que a família monitore a casa quando está ausente.

O mesmo acontece com o servidor público Tony Uchoa, que consegue visualizar todos os ambientes da sua casa com apenas alguns cliques. As imagens são transmitidas diretamente para o seu celular. Ele mora na Smart City Laguna há mais de um ano e conta que “a sensação de segurança, que já era grande, ficou ainda maior com a novidade”.

Outros sistemas IoT, como plugues inteligentes, foram implantados na casa dos dois, permitindo que eles controlem remotamente aparelhos eletrônicos por meio de seus telefones celulares e também monitorem o consumo de energia elétrica.

“É muito bom ter a casa totalmente automatizada e ser capaz de controlar dispositivos eletrônicos. Vou continuar instalando novos equipamentos para deixar a minha casa mais inteligente”, disse Ermerson, residente da Smart City Laguna, entusiasta em tecnologia e professor de robótica

Além dos sistemas de automação residenciais, a Planet Smart City implantou mais de 60 soluções inteligentes em toda a área da Smart City Laguna, que vão desde fechaduras inteligentes em ambientes compartilhados até aplicativo gratuito de bairro, o Planet App. A primeira etapa da cidade já foi entregue e a previsão de conclusão é ainda em 2021.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile