Fábrica do Futuro: a transformação da segurança na manufatura

0

Nos últimos dois anos, várias empresas da América Latina enfrentaram novos desafios e até mesmo se reinventaram para permanecerem competitivas. Indústrias como a de manufatura, onde a presencialidade é vital, tiveram que encontrar novas formas de trabalhar com equipamentos remotos, além de lidar com a escassez de suprimentos e outros desafios, como as crescentes ameaças à segurança, em grande parte uma consequência do desemprego e do impacto econômico negativo sobre a economia. A aceleração aconteceu e a tecnologia contribuiu para tornar mais próximo o que parecia tão distante, o conceito da fábrica segura do futuro.

De acordo com a PwC, o processo de digitalização na indústria global de manufatura espera uma redução de custos de mais de 420 bilhões de dólares até 2025 e um aumento da receita anual de 493 bilhões de dólares. Essa é uma indústria que se mostra cada vez mais eficiente e lucrativa e, nesse caminho, a adoção de tecnologias de ponta será fundamental para que a digitalização do setor se consolide e gere mais fábricas inteligentes, onde a segurança deve ser prioridade.

O maior desafio da manufatura é a integração das tecnologias e sistemas utilizados na operação. Entre os obstáculos que compõem esses desafios estão a falta de comunicação entre rádios e celulares, redes opostas, incompatibilidade de compartilhamento entre diferentes dispositivos, demora em análises e respostas. A integração é o que garante a fluidez da informação em tempo real e onde é necessário, para evitar situações críticas e garantir que a cadeia não pare.

A "Fábrica Segura" surge para reimaginar todo o potencial da tecnologia e aplicá-lo de forma inteligente, com base na adoção de um ecossistema integrado que permita que os diferentes atores da cadeia de suprimento (parceiros, fornecedores, clientes e operadores) permaneçam conectados, por meio de um fluxo de informações em tempo real, fornecendo análises e, principalmente, facilitando a tomada rápida de decisões.

A Manufatura inovou mesmo em tempos tão difíceis ao longo da pandemia, e a interoperabilidade se tornou uma realidade em muitas fábricas. Os rádios mostraram ainda mais relevância no ambiente industrial, integrados a soluções modernas e com recursos preditivos e de análises, capaz de antecipar ações e ajudar a prever incidentes – justamente para que não aconteçam.

Um ecossistema integrado de tecnologia é fundamental para garantir uma comunicação segura nesse setor, trazendo funcionalidades de rádios com alertas de acidentes e de riscos e de soluções de vídeos que podem detectar com Inteligência Artificial cenários de risco.

Quando uma câmera detecta algo, por exemplo, são necessários meios de análise que combinem todos os dados disponíveis, meios que reportem as informações já processadas de forma inteligente e meios que atuem para notificar as equipes e solucionar o problema. Além disso, os alertas e o monitoramento das máquinas de produção também podem ser integrados automaticamente ao sistema.

A combinação de interoperabilidade dos sistemas e as redes, a integração de dispositivos de voz, soluções de vídeo e análises e um software de centro de comando e controle criaram um ecossistema capaz de atender às necessidades de todo o setor manufatureiro, incluindo dispositivos de rádio e vídeo com certificações para operar em ambientes com risco de explosão.

Tudo isto gera uma experiência melhor dentro da fábrica, que se reflete em operações eficientes, logística confiável e mais segurança e proteção para toda a equipe da cadeia de valor.

Agora, mais do que nunca, é necessário levar a indústria manufatureira a outro nível, maximizar os recursos para que toda a cadeia de valor, integrando produção, distribuição e transporte, esteja conectada 24 horas por dia.

O ecossistema de tecnologias oferece a segurança física e a eficiência operacional que são necessárias para garantir um atendimento de qualidade. Aplicar este conceito hoje é possível e necessário, para garantir a continuidade dos negócios com sucesso e segurança.

Rodrigo Cabral, especialista em inovação em segurança para empresas na Motorola Solutions.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.