Raízen investe em talentos na área de tecnologia com diversidade e inclusão

1

A Raízen, empresa integrada de energia e licenciada da marca Shell no País, tem investido em parcerias com startups e instituições de ensino que preparam e direcionam novos talentos para atuar em áreas de tecnologia. Realizado pelo Pulse, hub de inovação da companhia, o programa de parcerias já apresenta 40 contratações e conta com pelo menos cinco empresas vinculadas que oferecem cursos de capacitação, voltados a áreas como programação e desenvolvimento para diferentes públicos, alavancando a diversidade nas mais variadas frentes de atuação da empresa.  

Entre as parceiras estão edtechs e instituições, como Soul Code, Laboratoria, Let's Code, Toti e Digital Innovation One, que oferecem formação tecnológica que vai da linguagem de programação e banco de dados às soft skills relevantes para o mercado. O público-alvo das capacitações são grupos que ainda têm pouco acesso às áreas de tecnologias, como jovens de baixa renda, mulheres, imigrantes e refugiados.  

"Além de agregar mais talentos às áreas de tecnologia da companhia, o programa reforça nosso empenho em continuar oferecendo oportunidades para todas as pessoas, com respeito às suas individualidades, origens e histórias de vida", afirma Bruno Bidoia, gerente de Recursos Humanos da Raízen. "Nesse sentido, seguimos evoluindo com diversas ações estruturadas que ampliem e garantam a diversidade e inclusão em nossos times, contribuindo decisivamente para a inovação e competitividade dos nossos negócios.", completa.  

Uma das parceiras envolvidas no programa é a Laboratoria, instituição que possibilita que mulheres comecem a carreira na área de tecnologia através de conexões entre estudantes e organizações. Segundo a Head of Corporate Engagement da Laboratoria, Ana Laura Navarro Cersosimo, o Pulse é um dos hubs que acredita no potencial das alunas e que investe no desenvolvimento profissional delas mesmo após as contratações. "Nossa parceria com o Pulse contribui para maior diversidade no setor e para moldar ativamente o futuro do ecossistema digital", pontua Ana Laura.  

A Soul Code Academy – edtech voltada para a inclusão digital – é outra parceira do Pulse que conta com estudantes contratados por meio do programa. Para o diretor-geral, Fabricio Cardoso, o foco em atrair talentos diversos funciona pois há uma conexão de propósitos entre as empresas. "Um dos nossos pilares fundamentais é promover diversidade para os times, inclusive os de perfil técnico, que ainda são pouco diversos. Não só a contratação de alunos, mas também a proposição de projetos, o feedback contínuo, são fundamentais para o sucesso da parceria", observa Cardoso.  

Contratada pela Raízen após passar pela capacitação na edtech, a analista de desenvolvimento de sistemas, Talita Fernandes, comemora a experiência. "Iniciativas como essa são importantes porque  permitem inserir no mercado pessoas que, assim como eu, estão migrando de área e não possuem experiência no ramo que pretendem atuar, mas que são resilientes e estão empolgadas para fazer acontecer", comenta Talita, que atualmente trabalha no Centro de Serviços Compartilhados (CSC) da companhia.  

O programa de parcerias faz parte de uma série de novas iniciativas do Pulse, que já tem mais de 700 startups cadastradas em sua base de dados e atualmente conta com 51 parceiros, entre startups e organizações de fomento a tecnologia. O hub oferece um espaço de cocriação, além da oportunidades de testes dos projetos no ambiente de negócios da companhia, e ainda facilita a contratação dos serviços das startups.  

De acordo com José Eduardo Massad, diretor de Tecnologia da Informação da Raízen, no processo de inovação tecnológica da companhia, além de garantir a sustentabilidade dos negócios e a otimização dos recursos, no Pulse busca-se potencializar o talento de cada recurso humano que faz parte da cadeia de negócios. "A parceria com startups e empresas que capacitam talentos não só reforça essa estratégia, como nos ajuda a formar times mais diversos, com conhecimentos e competências multidisciplinares", explica Massad.  

No site www.pulsehub.com.br, é possível acompanhar projetos desenvolvidos no ecossistema de inovação do Pulse, bem como detalhes do modelo de atuação e inscrição de startups que queiram desenvolver parcerias com a Raízen. 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.