Assim como em outros setores impactados pela conjuntura econômica atual, o mercado de provedores de internet no Brasil está enfrentando um cenário desafiador marcado pelo aumento da inadimplência.
De acordo com levantamento recente da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil, a inadimplência alcançou 41,51% da população adulta no último mês de novembro, evidenciando o impacto das dificuldades econômicas no ambiente de consumo nacional.
Somado a esse cenário, uma pesquisa da Genial/Quaest revelou que 36% da população sentem que a economia brasileira piorou. Esse cenário, por sua vez, pode ser explicado por diferentes fatores –?da alta do dólar que encarece de insumos ao mercado de tecnologia, pressionando a alta de preços para o consumidor final a queda no poder de compra, maior preocupação entre os brasileiros, segundo pesquisa da BNP Paribas.
Considerando esse panorama, os desafios para empresas que dependem de receita recorrente – como no caso do segmento de provedores – se intensificam, exigindo um maior planejamento, controle de caixa e a busca por alternativas para a diversificação de receitas.
Diante de tais questões, a digitalização, mais uma vez, se coloca como um caminho estratégico para empresas que desejam ampliar sua base de clientes e faturamento, sem abrir mão da segurança financeira em um momento de instabilidade econômica e alta da inadimplência.
No setor de provedores de internet, em especial, essa tendência tem ganhado força, a partir do uso de soluções automatizadas para a conciliação bancária, gestão de processos financeiros e análise instantânea da capacidade de pagamento de potenciais clientes, de modo que, ao inseri-lo em sua base de assinantes, os riscos de não-pagamento sejam potencialmente minimizados.
E, em um contexto de avanço ágil na jornada de transformação digital do mercado e da busca, por parte dos consumidores, por alternativas de conexão de alta capacidade com a expansão do 5G –?até 2028, um levantamento da Omdia aponta que quase 70% dos acessos a internet no Brasil sejam feitos via 5G –, aliar a análise de crédito inteligente com a oferta diversificada de serviços pode não só agregar valor, mas criar novas fontes de receita para os provedores.
Com apoio de soluções que apoiam os negócios a avaliarem de modo mais acurado os riscos de inadimplência, os ISPs, em suma, passam a ter um controle efetivo sobre os pagamentos de seus clientes e hoje dispõem também de taxas competitivas para a atração de clientes com maior capacidade de pagamento.
Oportunidades e Desafios em um Cenário de Alta da Inadimplência
Pensando no mercado de provedores, é positivo observar o avanço de ferramentas avançadas de análise de crédito, as quais tem se mostrado um diferencial competitivo para as empresas.
Pedro Oliveira, Business Development na MK Solutions.