Usando a IA para contribuição o crescimento em mercados emergentes

0

A evolução do crescimento econômico global está profundamente ligada à nossa capacidade de incorporar os mercados emergentes ao ecossistema digital. A adoção da inteligência artificial (IA) e a implementação de estratégias operacionais personalizadas são as etapas mais avançadas dessa integração, eliminando lacunas e liberando um enorme potencial nessas regiões dinâmicas que abrigam 85% da população mundial e quase 90% da população com menos de 30 anos.

Além dos desafios de infraestrutura, um dos maiores obstáculos para empresas e consumidores em mercados emergentes é a ineficiência operacional, agravada pelo crescimento das taxas de fraude. As duas prioridades coincidem com a riqueza do setor bancário brasileiro sobre a inteligência artificial, mostra uma pesquisa da Febraban (Federação dos Bancos Brasileiros) e da Accenture. Segundo o levantamento, a otimização da produtividade nos bancos está entre 25% e 35%.

Em termos de eficiência, a primeira abordagem é automatizar tarefas repetitivas, como processamento de documentos e atendimento ao cliente. As empresas que implementam ferramentas de IA otimizam em até 80%, em média, seus processos ao simplificar os fluxos de trabalho e melhorar o gerenciamento de dados. A Febraban destaca ainda a eficácia da IA na análise de dados para avaliar as tendências do mercado e tomar decisões mais inteligentes.

Além disso, a IA pode desempenhar um papel crucial no gerenciamento de normas e regulamentos. A tecnologia agora pode ser usada para identificar padrões complexos de fraude que antes eram muito complicados e demorados de serem detectados. Ela também permite que as empresas reduzam significativamente os riscos e aumentem a confiança do consumidor. A Febraban e a Accenture destacam que a computação quântica, a digital e o blockchain oferecem oportunidades sérias para aumentar a segurança nas instituições. Um em cada cinco brasileiros afirma ter sido vítima de fraude bancária nos últimos 12 meses.

Estratégias sob medida para o crescimento econômico

Entre 2013 e 2023, os mercados emergentes foram responsáveis por 66% do crescimento do PIB global. À medida que essas economias continuam a evoluir, a chave para liberar todo o seu potencial está na compreensão e na abordagem de suas condições operacionais peculiares.

Para as empresas que pretendem instalar esses mercados de alto potencial, a parceria com um fornecedor com profundo conhecimento local é necessária. Um parceiro confiável não apenas facilita a entrada no mercado, mas também oferece integração perfeita com plataformas de IA, melhorando a experiência do usuário e simplificando a complexidade operacional. Esse conhecimento local garante conformidade regulatória, preços competitivos e vantagens cambiais, com custos reduzidos e melhores taxas de conversão.

Trabalhando em uma empresa líder que tem como objetivo preencher lacunas de pagamentos entre os mercados emergentes e o resto do mundo, lidando todos os dias com os desafios e a experiência necessária para realizar essas transformações. Mesmo que empresas extremamente sofisticadas, com conhecimento técnico e operacional, quase sempre optem por terceirizar suas operações de pagamentos em mercados emergentes. Essa decisão destaca a complexidade e o risco envolvido ao desbravar nessas regiões.

Usando IA para crescimento inclusivo na economia digital global

A IA deverá desempenhar um papel transformador para as economias dos mercados emergentes, mas seu acesso depende da implementação de estratégias operacionais personalizadas. Para as empresas, isso significa projetar soluções que atendam a todas as necessidades operacionais, desde o gerenciamento de fornecedores até a automação da segurança empresarial. Além disso, o uso de ferramentas como o Smart Routing e o Smart Chaining pode melhorar a eficiência operacional, para criar fidelidade e confiança de longo prazo.

Levar a IA para esses mercados não se trata apenas de tecnologia; Trata-se de criar uma abordagem holística que contemple os comportamentos dos consumidores, os requisitos regulatórios e as necessidades operacionais. A capacidade de oferecer experiências automatizadas e uniformes é fundamental para entrar nesses mercados. Com as estratégias e parcerias certas, as empresas podem liberar o acesso a uma vasta população ansiosa para participar da economia digital global.

Garantir que as soluções básicas em IA sejam usadas para atender às necessidades regionais, representando um compromisso com a criação de um mundo mais equitativo e conectado. Essa abordagem estabelece a base para uma comunidade global mais próspera e inclusiva, onde as oportunidades econômicas sejam de acesso universal.

Marcelo Lopez, Head of Operations Brasil da  dLocal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.