A evolução do crescimento econômico global está profundamente ligada à nossa capacidade de incorporar os mercados emergentes ao ecossistema digital. A adoção da inteligência artificial (IA) e a implementação de estratégias operacionais personalizadas são as etapas mais avançadas dessa integração, eliminando lacunas e liberando um enorme potencial nessas regiões dinâmicas que abrigam 85% da população mundial e quase 90% da população com menos de 30 anos.
Além dos desafios de infraestrutura, um dos maiores obstáculos para empresas e consumidores em mercados emergentes é a ineficiência operacional, agravada pelo crescimento das taxas de fraude. As duas prioridades coincidem com a riqueza do setor bancário brasileiro sobre a inteligência artificial, mostra uma pesquisa da Febraban (Federação dos Bancos Brasileiros) e da Accenture. Segundo o levantamento, a otimização da produtividade nos bancos está entre 25% e 35%.
Em termos de eficiência, a primeira abordagem é automatizar tarefas repetitivas, como processamento de documentos e atendimento ao cliente. As empresas que implementam ferramentas de IA otimizam em até 80%, em média, seus processos ao simplificar os fluxos de trabalho e melhorar o gerenciamento de dados. A Febraban destaca ainda a eficácia da IA na análise de dados para avaliar as tendências do mercado e tomar decisões mais inteligentes.
Além disso, a IA pode desempenhar um papel crucial no gerenciamento de normas e regulamentos. A tecnologia agora pode ser usada para identificar padrões complexos de fraude que antes eram muito complicados e demorados de serem detectados. Ela também permite que as empresas reduzam significativamente os riscos e aumentem a confiança do consumidor. A Febraban e a Accenture destacam que a computação quântica, a digital e o blockchain oferecem oportunidades sérias para aumentar a segurança nas instituições. Um em cada cinco brasileiros afirma ter sido vítima de fraude bancária nos últimos 12 meses.
Estratégias sob medida para o crescimento econômico
Entre 2013 e 2023, os mercados emergentes foram responsáveis por 66% do crescimento do PIB global. À medida que essas economias continuam a evoluir, a chave para liberar todo o seu potencial está na compreensão e na abordagem de suas condições operacionais peculiares.
Para as empresas que pretendem instalar esses mercados de alto potencial, a parceria com um fornecedor com profundo conhecimento local é necessária. Um parceiro confiável não apenas facilita a entrada no mercado, mas também oferece integração perfeita com plataformas de IA, melhorando a experiência do usuário e simplificando a complexidade operacional. Esse conhecimento local garante conformidade regulatória, preços competitivos e vantagens cambiais, com custos reduzidos e melhores taxas de conversão.
Trabalhando em uma empresa líder que tem como objetivo preencher lacunas de pagamentos entre os mercados emergentes e o resto do mundo, lidando todos os dias com os desafios e a experiência necessária para realizar essas transformações. Mesmo que empresas extremamente sofisticadas, com conhecimento técnico e operacional, quase sempre optem por terceirizar suas operações de pagamentos em mercados emergentes. Essa decisão destaca a complexidade e o risco envolvido ao desbravar nessas regiões.
Usando IA para crescimento inclusivo na economia digital global
A IA deverá desempenhar um papel transformador para as economias dos mercados emergentes, mas seu acesso depende da implementação de estratégias operacionais personalizadas. Para as empresas, isso significa projetar soluções que atendam a todas as necessidades operacionais, desde o gerenciamento de fornecedores até a automação da segurança empresarial. Além disso, o uso de ferramentas como o Smart Routing e o Smart Chaining pode melhorar a eficiência operacional, para criar fidelidade e confiança de longo prazo.
Levar a IA para esses mercados não se trata apenas de tecnologia; Trata-se de criar uma abordagem holística que contemple os comportamentos dos consumidores, os requisitos regulatórios e as necessidades operacionais. A capacidade de oferecer experiências automatizadas e uniformes é fundamental para entrar nesses mercados. Com as estratégias e parcerias certas, as empresas podem liberar o acesso a uma vasta população ansiosa para participar da economia digital global.
Garantir que as soluções básicas em IA sejam usadas para atender às necessidades regionais, representando um compromisso com a criação de um mundo mais equitativo e conectado. Essa abordagem estabelece a base para uma comunidade global mais próspera e inclusiva, onde as oportunidades econômicas sejam de acesso universal.
Marcelo Lopez, Head of Operations Brasil da dLocal.