Presidente da Via Sat Brasil quer explorar banda Ka sem cometer os erros vistos nos EUA e Europa

0

A Via Sat Brasil será a primeira empresa brasileira a apostar no mercado de acesso residencial de banda larga utilizando uma plataforma via satélite, em banda Ka. Segundo o presidente da Viasat Brasil, Antônio Castro, o modelo são as operações existentes na Europa e nos EUA, que já ultrapassam a casa dos 1,5 milhão de assinantes e mostram que a banda Ka pode ser um competidor à altura do ADSL e das operações de cabo. Ele explica que o projeto da Via Sat Brasil deve consumir cerca de R$ 80 milhões em investimentos iniciais no primeiro ano, mas que depois disso, se a demanda se confirmar, o retorno é alto e a empresa atinge o break even. Castro diz que tem alguns investidores locais bancando essa etapa inicial e negocia com alguns grandes grupos nacionais e internacionais a expansão do projeto para 2015, quando um novo satélite deverá possibilitar a expansão da cobertura.

O diferencial da empresa é que ela estará sozinha nesse mercado por pelo menos dois anos, já que toda a capacidade da Media Networks para banda larga é exclusiva da Via Sat Brasil e um novo satélite com banda Ka deve demorar a chegar ao Brasil.

Até agora, explica Castro, com pouco mais de dois meses de pré-cadastro (começou em janeiro) pelo site, sem nenhuma divulgação, a Via Sat Brasil já tem mais de 18 mil pedidos. "Nossa expectativa é ter entre 25% e 30% de nossa capacidade contratada quando lançarmos o serviço em abril", diz o presidente da empresa.

Sem erros

Ele explica que sua empresa já vem atuando há dois anos no mercado de banda larga por satélite, mas em banda Ku, o que oferece muitas limitações de velocidade e equipamentos e implica em custos mais altos para o usuário final. Ainda assim, a Via Sat tem contratos com o Exército, a Dataprev e clientes corporativos espalhados nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste. "Mas com a banda Ka podemos não só melhorar o acesso empresarial como entrar no segmento residencial, o que é um grande filão". Ele explica que a Viasat Brasil não vai cometer o mesmo erro das operadoras nos EUA e na Europa, que começaram priorizando as áreas rurais e viram a demanda mais forte nos grandes centros. Por isso, os beams de banda Ka estão concentrados em Estados de maior densidade populacional. "Vamos atender onde tem gente e não tem banda larga dentro dessa área". O entusiasmo de Castro é tal que ele já olha para a segunda fase do projeto, que pretende expandir de três beams de cobertura para 15 beams.

Planos para 2015

"Estamos em fase de contratação do satélite e até abril temos que decidir que outras regiões do Brasil precisarão ser cobertas pelos beams", diz ele. A expectativa é que esse novo satélite esteja disponível para a Media Networks, provedora da plataforma tecnológica, até o começo de 2015. "Com a demanda que estamos tendo, tenho certeza que vai ser viável". Hoje, a Via Sat Brasil tem uma cobertura que chega a cerca de 70 milhões de habitantes, mas que poderá ser de 90% da população em 2015, dependendo da configuração do satélite.

A Via Sat Brasil também começou a conversar com o governo para desenhar um projeto de banda larga popular via satélite. Segundo Castro, as primeiras conversas aconteceram na última semana e a proposta é desenvolver um produto popular que goze de desoneração fiscal. Para isso, o decreto de desoneração do REPNBL publicado no começo desta semana já ajuda, e estão sendo estudadas algumas desonerações que possam ser concedidas dentro do próprio serviço, para incentivar a tecnologia. "Nosso interesse é ter um produto popular", diz o presidente da empresa.

TV paga

Antônio Castro explica que a intenção é lançar junto com a banda larga o produto de TV por assinatura. "A programação está negociada, a plataforma será da Media Networks e só falta sair a licença de SeAC, que já foi pedida", diz ele. Curiosamente, o projeto original da Viasat Brasil era entrar no mercado de TV paga. "Foi aí que chegamos à plataforma da Media Networks e lá vimos a oportunidade de explorar a banda Ka", conta Castro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.