Controle da Gestão Pública do DF aprova plano para compartilhar banco de dados para identificar atos lesivos

0

Os integrantes da Rede de Controle da Gestão Pública do DF aprovaram nesta quinta-feira, 21, o plano de ação para 2019. O documento pode ser prorrogado por mais um ano. Entre as ações, destacam-se o convite para que órgãos federais integrem a rede, o compartilhamento de bancos de dados que permitam identificar atos lesivos ao patrimônio público e o intercâmbio de informações.

A procuradora-geral de Justiça do DF e Territórios, Fabiana Costa, reforçou a importância do trabalho da rede. "O combate à corrupção é um dos maiores desafios brasileiros. Iniciativas como a Lava-jato e tantas outras operações alertam para a gravidade e a dimensão desse problema. Apesar dos esforços do Ministério Público e dos diversos órgãos de controle, dados demonstram que ainda existe um imenso caminho a ser trilhado. É preciso, ainda, atacar os fatores estruturais da corrupção brasileira, que parecem seguir 'inabalados', haja vista as últimas operações noticiadas pela imprensa", disse.

O grupo também vai trabalhar para implementar mecanismos permanentes de levantamento de dados e estatísticas nos órgãos relacionados ao combate à corrupção, à improbidade administrativa e à lavagem de dinheiro, inclusive de recuperação de ativos existentes, com vistas à futura integração. A capacitação, a formação e o treinamento dos integrantes da rede também estão no plano de ação, bem como o desenvolvimento de projetos de prevenção detecção e punição da corrupção.

Para a promotora de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social Lenna Daher, integrante da rede, o plano de ação tem o objetivo de conferir maior efetividade ao combate à corrupção, mediante a implementação de medidas estruturantes de articulação entre as instituições de controle, especialmente no tocante ao compartilhamento de dados, qualificação técnica e fomento à transparência e ao controle social.

A Rede

A Rede Controle da Gestão Pública do DF foi criada em 8 de dezembro de 2016. O objetivo do grupo é integrar os órgãos de investigação e controle de forma a estabelecer práticas uniformes para o diagnóstico, a prevenção e a repressão à corrupção. Participam da rede o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), o Ministério Público de Contas do DF (MPC/DF), o Tribunal de Contas do DF (TCDF), a Controladoria-Geral do DF (CGDF), a Secretaria de Fazenda do DF (SEF/DF) e a Polícia Civil (PCDF).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.