Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Serviço mais competitivo é o atual desafio para empresas na indústria de...

Serviço mais competitivo é o atual desafio para empresas na indústria de CX

0
Publicidade

A Atento realizou seu evento virtual global Living Digital: Navigating Altered DNA (“Vivendo de Forma Digital: Navegando pelo DNA Alterado”) no seu esforço de debater as notícias mais recentes do setor de CX e compartilhar suas próprias melhores práticas.

No evento, o CEO da Atento, Carlos López-Abadía, disse que, “a pandemia tem impulsionado novas capacidades de gestão e tem promovido maior eficiência. Queremos ajudar as empresas a inovar, não apenas na área de tecnologia, mas em tudo o que fazemos. Durante este evento vamos aprender a partir de diferentes perspectivas”.

Após o discurso de abertura, o painel geracional, moderado pelo CEO da Atento, Carlos López-Abadía, discutiu como o relacionamento entre marcas e consumidores tem mudado entre as diferentes gerações. Os palestrantes Antonio Espinosa de los Monteros (CEO & Cofundador da Auara e um “millennial”), Edivan Costa (Empreendedor & Fundador da SEDI, e da “Gen X”) e Paula Sánchez, uma estudante representando a “Gen Z”, compartilharam suas perspectivas sobre como o relacionamento que consumidores mantêm com as marcas tem mudado entre as diferentes gerações. Carlos concluiu a sessão enfatizando a importância de saber ouvir as necessidades dos clientes, o que pode ser feito graças a todas as tecnologias e ferramentas de análise de dados das quais podemos nos beneficiar atualmente.

A percepção de Arianna Huffington sobre o cenário pós-pandemia

Durante o evento, a convidada especial Arianna Huffington, uma das jornalistas mais influentes da revista Time e fundadora dos sites The Huffington Post e Thrive Global, ofereceu um inspirador discurso inaugural no qual falou sobre sua experiência pessoal com esgotamento e a situação que a pandemia criou no local de trabalho.

Arianna citou a pandemia como catalisadora de mudanças fundamentais, e conclamou os participantes a usar a crise como uma maneira de ajudar as pessoas a mudar seu estilo de vida.

Ela também tratou da importância de atribuir à tecnologia o papel que ela merece na vida de todos nós, dizendo que “Tecnologia é fundamental: precisamos estar conectados com o mundo todo. Mas ela é uma ferramenta: você pode usá-la para fazer coisas incríveis, mas não deve se deixar levar, ser submergido e ficar perdido em meio a tudo isso”.

A noção de tecnologia como um benefício, e um desafio, prosseguiu durante a conversa informal que Arianna realizou com o CEO da Atento, Carlos Lopéz-Abadía, após seu discurso. Arianna citou que é importante nos conectarmos com nós mesmos, e é ainda mais importante estabelecer limites à tecnologia, que promovam o uso de mais tecnologia, mas uma tecnologia humanizada. Carlos concordou com isso, dizendo para Arianna que gostou muito do termo Humanidade Aumentada que ela usou.

Tecnologia, empregadores e clientes na realidade pós-pandemia

Três painéis de discussão adicionais foram liderados pelos executivos da Atento para explorar o papel da tecnologia no setor. O painel sobre clientes foi moderado por Cathrine Jooste, Diretora Chefe da Área Comercial e Diretora de Serviços Nearshore nos EUA da Atento. Ela conversou com Fabian Saavedra (Vice-Presidente de Atendimento ao Cliente da DIRECTV América Latina), Mariano Alonso (Diretor de Experiência do Cliente da Tigo), Pedro Fabretti (Gerente de Excelência no Atendimento ao Cliente da Nubank Inversions), e Vanessa Silveyra de la Garza (Diretora Global de Sustentabilidade e Serviços de Atendimento ao Cliente da Aleatica). Durante seu debate, eles falaram sobre como tecnologia, conectividade e gestão de dados afetam o relacionamento com clientes, enfatizando que o toque humano continua a ser essencial.

“Os clientes precisam solucionar problemas, e no âmbito dessa solução de problemas em muitos casos o fator humano é essencial,” disse Mariano Alonso. Todos os palestrantes também compartilharam seus pontos de vista sobre como os clientes têm evoluído nos últimos 5 a 10 anos, e concordaram que agora, mais do que nunca, é fundamental compreender profundamente as necessidades dos clientes para personalizar produtos e experiências.

Kiomara Hidalgo, Diretora Chefe Global de Relacionamento com Pessoas da Atento, liderou o painel sobre empregadores, onde especialistas em RH discutiram a “A Grande Onda de Demissões” e os desafios que as empresas têm enfrentado para atrair e reter talentos. Todos os palestrantes concordaram que o mercado atual está passando por mudanças sem precedentes, o que torna mais difícil reter talentos.

Para compreender plenamente como as principais empresas estão enfrentando essas questões e suas estratégias, Kiomara conversou com Mary Mauck (Parceira de Negócios Sr. de RH da Five9), Mónica Hernández (CEO da Mas Global Consulting), e Nick Alonso Jr. (Presidente e CEO da Careerxchange). Eles realçaram a importância da flexibilidade no local de trabalho para promover igualdade e justiça social efetivas nas empresas, e enfatizaram a importância de contar com uma sólida estratégia de ESG.

Finalmente, durante o painel sobre tecnologias, Carlos Valero Alcántara, CIO do Grupo Dia e Nick Delis, Vice-Presidente Sênior para a Costa Leste dos EUA e para a Área de Vendas Internacionais da Five9 se juntaram a Eduardo Aguirre, CIO da Atento. Eles discutiram as estratégias que suas empresas têm seguido para lidar com os desafios tecnológicos que surgiram durante a pandemia. “80% dos consumidores continuarão a comprar das marcas que descobriram durante a pandemia”, revelou o Sr. Delis, o que representa um grande desafio para todas as empresas em termos de qualidade e velocidade de entrega, porque, de acordo com o Sr. Delis, a nova realidade exige que as empresas sejam capazes de entregar produtos e serviços mais rapidamente.

Os palestrantes também explicaram como suas empresas estavam enfrentando o desafio de administrar trabalhadores remotos e garantir ao mesmo tempo uma maior produtividade, e discutiram algumas das principais tendências que esperam ver surgir nos próximos anos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile