Blue Coat inaugura data center em SP para segurança de BYOD

0

Aproveitando a popularização da política do "Bring Your Own Device" (BYOD) e o bom momento econômico da América Latina, a companhia de segurança Blue Coat está lançando nesta quinta-feira, 21, sua solução Cloud Service para dispositivos móveis no Brasil. Como o produto é baseado na filtragem do tráfego na nuvem, um dos pontos principais da empresa é que a estreia do serviço está atrelada ao data center da companhia em São Paulo. A ideia é que a proximidade da unidade (chamada de ponto de presença) diminua a latência para a navegação pela plataforma.

Tanto que a Blue Coat está inaugurando outros data centers na América Latina para expandir sua participação no mercado de segurança na região, que hoje é de 44%. Além de uma unidade já em operação na Cidade do México, as capitais Buenos Aires, Bogotá e Lima também deverão receber esses pontos. A companhia não libera números exatos, dizendo apenas que foram investidos no Brasil "dezenas de milhões de dólares", incluindo a contratação de funcionários e novos acordos com fornecedores.

Justifica-se: o presidente da Blue Coat, David J. Murphy, diz que o mercado latino-americano teve crescimento maior do que os 21% registrados globalmente pela companhia no último ano. "A mesma tecnologia que a empresa usa na rede interna, com Proxy, usa na solução em cloud, podendo ser autenticado e ter as mesmas políticas de acesso", conta. A solução se integra com plataformas de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM, na sigla em inglês), mas Murphy tem uma filosofia própria a respeito. "Não acreditamos na ideia de sandbox fundamentalmente, acreditamos em assegurar a rede", diz, referindo-se aos módulos corporativos que criam um ambiente seguro separado da área de trabalho pessoal no dispositivo.

Dia negativo

A diretora de marketing de produtos da companhia, Sasi Murthy, diz que há integração com a plataforma BlackBerry Enterprise Service (BES), mas há uma relutância com o novo sistema operacional BlackBerry 10, que ainda não é suportado pelo Cloud Service. "Estamos olhando isso, pois a plataforma não necessita mais estar ligada à rede da BlackBerry. Entretanto, é um sistema que está voltando a se popularizar e certamente iremos cobrir isso também", diz ela. O BB 10 agora se conecta à Internet e aos serviços de mensagem BBM pela rede normal da operadora, sem camadas de segurança.

De qualquer forma, a solução da Blue Coat analisa o tráfego do aparelho, independentemente da rede utilizada. Por isso, não está atrelada a qualquer conectividade específica e pode ser aplicada no Wi-Fi da empresa ou na rede móvel. Sasi explica que a tecnologia utilizada pela companhia de segurança também identifica a fonte de ataques – uma rede de distribuição de malwares (chamada Malnet), por exemplo. Com isso, conseguem o que chamam de "dia negativo", em alusão ao "ataque de dia zero", que é quando a ameaça é inédita. Ou seja: como se identifica a fonte, a ameaça é bloqueada mesmo antes de ser conhecida como um malware pelas companhias de segurança. "É uma política que permite bloquear um link específico que esteja em quarentena", explica o vice-presidente de vendas e operações para a América Latina e Caribe, Ray Jimenez.

Parcerias

A Blue Coat tem parcerias com operadoras nos Estados Unidos, como AT&T e Verizon, além da alemã Deutsche Telekom e a japonesa NTT Docomo. No Brasil, a companhia diz que tem tido "conversas boas" com teles e provedores regionais. David Murphy conta que as operadoras ficaram interessadas em instituir a solução no próprio sistema interno. "Faria sentido na própria rede, onde há ataques acontecendo, como de negação de serviço (DoS). Elas precisam para elas mesmas", afirma.

A empresa anunciou também uma parceria com a Promon Logicalis, que vai incorporar o sistema de segurança de rede da Blue Coat aos seus projetos de comercialização, especialmente no mercado de telecomunicações. O country manager da empresa de segurança no Brasil explica que a Promon "é um parceiro muito importante e leva a segurança da aplicação com foco nos clientes".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.