Como medir o sucesso de projetos de inovação?

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Usar o modelo da Nokia que investiu por 20 anos em um projeto inovador que deu origem aos celulares que dominaram o mercado na última década, definitivamente não é o melhor modelo de aferir o sucesso de um projeto de inovação.

Os projetos que tem o objetivo de transformar uma organização devem ser medidos inicialmente pela motivação que a empresa e seus dirigentes possuem em executa-lo, até porque sem um consenso na diretoria, torna-se difícil determinar a fonte de financiamento e quais as reais expectativas com o projeto.

Diversas ferramentas são utilizadas para se medir o sucesso de um projeto de inovação, parâmetros financeiros como por exemplo o valor presente líquido, onde consegue-se ter constantemente o valor investido a tempo presente, a taxa interna de retorno o famoso ROI, onde se controla periodicamente o quanto o produto ou serviço deve ser vendido para se conseguir o retorno do que foi investido.

Outra ferramenta a ser utilizada e que certamente irá influenciar no posicionamento que o produto terá no mercado é a sua curva de adoção de tecnologia, existem diversas maneiras de se conseguir acompanhar essa curva, através de índices fornecidos por instituições ou universidades, comparativamente com organizações similares ou através de benchmarking.

Dividir o projeto em produtos com execução de curta duração é uma maneira muito eficiente, mas de difícil gestão para se conseguir medir e principalmente evitar catástrofes custosas em projetos, a reutilização de códigos fontes também é uma ótima forma de garantir que o projeto alcance o sucesso esperado reduzindo os riscos.

Uma maneira de reduzir o impacto financeiro para projetos de elevada incerteza na área de TI é validar se eles estão contidos em uma visão mais ampla de portfólio de projetos, essa análise é importante para validar a coerência do projeto com os negócios da empresa e a alocação correta dos investimentos.

Pensando que a área de negócio é cliente da área de TI e que os investimentos realizados no projeto serão repassados para a área de negócio, a criação de mark-up sobre os custos do serviço prestado é uma maneira de mitigar os riscos e recuperar os investimentos.

É de grande importância definir detalhadamente todos os critérios para os resultados do projeto, isso ajuda a minimizar os riscos e reduzir as perdas, decidir-se por não continuar com o projeto não significa necessariamente que o projeto foi um fracasso, simplesmente pode ser que um fornecedor tenha uma solução que atenda às necessidades de uma maneira mais rápida e barata não fazendo mais sentido a continuidade do projeto.

Exemplificando a situação, durante um projeto de modernização do ambiente de DataCenter de uma empresa, percebeu-se que o custo do investimento (capex) era muito mais alto do que migrar toda a plataforma para um fornecedor de Cloud com a vantagem adicional de manter o parque  atualizado e sem desembolso de investimento, a decisão de parar o projeto de atualização e iniciar um projeto de migração é inevitável.

Situações como essa deixa evidenciado que conseguir sucesso em projetos de inovação não está diretamente ligado na conclusão do projeto e sim na eficiência do resultado, nem que para isso seja necessário a mudança de estratégia durante o percurso.

Alberto Parada, co-fundador do Descomplicado Carreiras (Sistema de orientação de carreira), Colunista e Palestrante especializado em carreiras, atua há mais de 25 anos como executivo no mercado de tecnologia em empresas como: Sênior, IBM, Capgemini, Fidelity, Banespa, e mais de 12 anos como Professor Universitário no Lassu-USP FAAP e FIAP. Formação em administração de empresas e análise de sistemas, com especialização em gerenciamento de projetos e mestrando em Gestão de Negócios pela FIA, voluntário no HEFC hospital de retaguarda para portadores de Câncer.

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