Publicidade
Início Blogueria O ERP no suporte aos processos logísticos das pequenas empresas

O ERP no suporte aos processos logísticos das pequenas empresas

0
Publicidade

Primeiramente, estamos chamando de logística da pequena empresa todos os processos que envolvem compra, armazenagem, manuseio e venda de produtos. Por mais básicos que possam parecer estes processos, eles impactam diretamente na operação e na lucratividade dos pequenos comércios varejistas, distribuidores ou mesmo as indústrias.

Estas empresas estão apostando bastante em sistemas de gestão empresarial (ERP) para viabilizar o seu negócio. Isso porque as soluções de gestão são amplas em funcionalidades que facilitam a integração de todas as áreas da empresa com o meio externo, fundamental em processos logísticos.

O controle de estoque é um dos processos logísticos mais evidentes. Garantir uma gestão de estoque eficiente ajuda a entender melhor a demanda dos clientes, realizar compras de mercadorias mais condizentes com a realidade, evitar faltas ou excessos em estoque, reduzir índices de desperdícios e perdas, além de garantir que o capital da empresa seja bem investido na compra dos materiais.

A previsão de demanda é outro processo que está diretamente ligado. Com uma gestão de estoque eficaz é possível obter informações a respeito da demanda em períodos anteriores e usar isso como base para as decisões de compra – análise que deve ser aliada ao estudo do mercado.

Além disso, uma previsão de demanda assertiva contribui para deixar a gestão de compras e estoques ainda mais eficientes, garantindo que os itens que serão comprados atenderão à procura dos clientes ao mesmo tempo em que evita excesso ou faltas no estoque.

De modo geral, a TI e os softwares ERPs são fundamentais para a melhoria dos processos logísticos pois dão maior velocidade a eles, maior desempenho operacional e tendem a contribuir muito na diminuição dos custos operacionais e nos controles necessários de estoque de matéria-prima e de produto acabado.

O ERP ainda tem como vantagem o fornecimento de informações mais precisas para uma melhor tomada de decisão por parte da gerência, que através da ferramenta, consegue verificar a performance da empresa de uma maneira geral. Com essas informações, a empresa é capaz de manter-se competitiva no mercado e traçar estratégias para o seu desenvolvimento.

Porém, por si só, o ERP não resolve todos os problemas das pequenas empresas. Ele deve, necessariamente, ser acompanhado de uma mudança cultural e a adoção das melhores práticas é fundamental para isso. Por exemplo: não adianta um ERP facilitar a extração de informações de estoque mínimo e máximo ou análise de giro se o gestor não souber como usar e quando usar estoque mínimo e máximo e a visão de giro.

Diante disso, aconselhamos que junto com a adoção do melhor ERP, sejam tomadas pelo menos duas providencias: revisão/adoção das melhores práticas nos processos de compra, armazenagem, manuseio e venda e o conhecimento de todos os conceitos essenciais para que essas melhores práticas sejam colocadas em vigor, como estoque mínimo, máximo, giro, margem de contribuição, etc.

Então, ao buscar melhorar a sua logística, busque trabalhar estas três vertentes: adoção das melhores práticas, entendimento dos conceitos inerentes a elas e adoção de um ERP que viabilize a colocação dessas melhores práticas automatizadas, controladas e gerenciadas por meio das mais modernas tecnologias.

Fábio Túlio Felippe, diretor presidente da Jiva Gestão Empresarial.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile