Kaspersky anuncia solução Industrial CyberSecurity for Energy

0

A Kaspersky Lab anuncia a disponibilidade global do Kaspersky Industrial CyberSecurity for Energy, um pacote avançado para o setor de energia baseado no pacote de proteção de infraestruturas industriais da Kaspersky Lab.
As redes elétricas modernas são complexas, com funções integradas de automação e controle. No entanto, como elas se comunicam por meio de protocolos abertos, não têm funções de segurança virtual incorporadas suficientes para combater a gama cada vez mais sofisticada de ameaças de segurança que enfrentam.

O relatório recente da Kaspersky Lab sobre segurança cibernética industrial mostrou que 92% dos dispositivos do sistema de controle industrial (ICS), disponíveis externamente, usam protocolos de conexão com a Internet abertos e inseguros. Desde 2010, o número de vulnerabilidades nos componentes do ICS também aumentou com um fator de 10. Assim, esses dispositivos são um alvo fácil e lucrativo para os criminosos virtuais. O desafio para as empresas de energia é claro; a Global Information Security Survey (Pesquisa global de segurança de informações) mais recente realizada pela Ernst & Young revelou que 42% das empresas de energia e serviços públicos dizem ser improvável que pudessem detectar um ataque sofisticado.

O Kaspersky Industrial CyberSecurity for Energy (KICS) ajuda as empresas de energia a proteger todas as camadas de sua infraestrutura industrial, sem afetar a continuidade das operações e a consistência dos processos tecnológicos. A solução da Kaspersky Lab protege centrais de controle em nível SCADA e sistemas de automação de subestações em todos os níveis: nível superior de automação, que inclui servidores, HMIs, gateways, estações de trabalho de engenharia. Equipamento de automação secundário: relés de proteção, controladores de baia, unidades de mesclagem, RTUs e outros IEDs de barramento de subestações e de barramento de processos, além da infraestrutura de rede geral.

A solução fornece diversas tecnologias avançadas para proteger os nós industriais (incluindo servidores, HMIs, gateways e estações de trabalho de engenharia) e a infraestrutura de rede. Essa oferece monitoramento de rede e verificação de integridade com funcionalidades de inspeção detalhada de protocolos de aplicativos (incluindo IEC 60870-5-104, IEC 61850 e outros padrões e protocolos para infraestruturas de energia elétrica).

"A automação, o controle e a proteção do equipamento elétrico não são mais conduzidos por sistemas fechados e, dessa maneira, a detecção de uma possível ameaça é extremamente difícil, tanto do ponto de vista técnico quanto organizacional", disse Andrey Suvorov, chefe de proteção da infraestrutura básica da Kaspersky Lab. "Por isso, as companhias de energia precisam reforçar suas defesas para combater os ataques virtuais, cada vez mais predominantes, e evitar o pesadelo de perda total do serviço e o impacto que isso teria sobre as pessoas e a sociedade em geral"

Alexander Golubev, diretor de segurança de TI da rede de distribuição elétrica do Northwest  Federal District, em Rosseti, comentou que "sendo uma das principais operadoras de redes elétricas da Rússia, é muito importante para nossa empresa garantir a operação ininterrupta, inclusive no caso de ataques virtuais sobre nossa infraestrutura de TI. Várias de nossas subsidiárias usam as soluções da Kaspersky Lab há muito tempo pois, com elas, é possível detectar e bloquear de modo eficiente todos os tipos de ameaças de segurança virtual rapidamente. Em decorrência dessa experiência positiva, estamos avaliando a possibilidade de ampliar essa cooperação para o campo da segurança industrial. A implementação de teste do Kaspersky Industrial CyberSecurity for Energy em uma de nossas subestações é o primeiro passo importante nessa direção".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.