Publicidade
Início Segurança Gestão de Risco Unisys anuncia solução LineSight para ameaças nas fronteiras

Unisys anuncia solução LineSight para ameaças nas fronteiras

0
Publicidade

A Unisys Corporation anuncia a disponibilidade do LineSight, novo software que utiliza análise avançada de dados e aprendizagem de máquina para melhorar a precisão da verificação de passageiros e cargas nas fronteiras, antes da entrada em um país. Além de otimizar o fluxo, a ferramenta reduz o número de falsos positivos para ameaças, que desperdiçam recursos e atrasam processos de liberação de passageiros e cargas legítimas.

Explorando tecnologias e expertise da Unisys em mais de 15 anos de proteção de fronteiras ao redor do mundo, a solução usa algoritmos avançados para analisar grandes volumes de dados de várias fontes e para apontar possíveis ameaças em tempo real. No caso de pessoas atravessando fronteiras, o LineSight avalia os riscos da intenção inicial da viagem e refina essa avaliação à medida que mais informações se tornam disponíveis – começando pelo pedido de visto até planejamento da viagem, reservas, compra de passagens, seleção de assento, check-in e chegada. Além disso, o LineSight fornece os mais atuais recursos de avaliação de risco para permitir uma intervenção preditiva e eficaz relacionada à transferência de cargas.

“Muitas soluções de segurança de fronteiras identificam possíveis riscos relacionados a passageiros e cargas com base apenas em ameaças anteriormente conhecidas – o que se parece com dirigir um carro usando apenas o retrovisor”, comenta Mark Forman, head global da Unisys para o setor público. “Devido ao enorme volume de dados que precisa ser analisado e aos orçamentos e recursos limitados nos governos, essas soluções antigas não conseguem acompanhar a evolução das ameaças. O LineSight permite que agentes de fronteira em todo o mundo acelerem com eficiência a circulação de passageiros e cargas sem comprometer a segurança. O resultado é uma autorização mais rápida e mais bem fundamentada e um processo mais seguro para todos”, completa.

Proteção de fronteiras e análise de pessoas e cargas no Brasil

Conter o tráfico de armas e drogas via fronteiras com países como Colômbia, Bolívia e Peru é um desafio para o Brasil, que tem 16,8 mil quilômetros de fronteiras terrestres e 7,4 mil quilômetros de costa marítima para serem vigiados – em termos comparativos, a fronteira que os Estados Unidos fazem com o México apresenta 3,1 mil quilômetros, ou seja, menos da metade. Recentemente, com a intervenção militar no Rio de Janeiro, o Ministro da Justiça, Torquato Jardim, definiu que haverá reforço policial nas rodovias para interromper o fluxo de armas e drogas até o estado.

Investir em sistemas de segurança por vídeo-vigilância automatizada (conceito de centros de comando e controle), biometria, análise avançada de dados (data analytics), inteligência artificial e outras tecnologias que permitem o cruzamento de informações de milhares de fontes em tempo real potencializa o processo de análise nas investigações e, sobretudo, a criação de mecanismos de prevenção.

“O cruzamento de dados somado à análise avançada identifica vínculos que até então não eram visíveis, permitindo que as autoridades reajam antecipadamente e possam atuar de forma preventiva, impedindo assim a ocorrência de crimes e outras ameaças. Os avanços tecnológicos estão moldando novas relações entre os órgãos de segurança e a sociedade para uma gestão mais eficiente, um conceito que chamamos de cidades seguras”, comenta Guilherme Artuso, SME especialista na vertical de setor público da Unisys para América Latina.

O LineSight pode consumir vários altos volumes de fluxos de transação e gerar avaliações de risco em menos de dois segundos. Essa resposta quase em tempo real é essencial para apoiar a tomada imediata de decisões nos primeiros pontos de intervenção. Além disso, o LineSight não depende exclusivamente de regras predefinidas de correspondência de padrões; ele também inclui análise preditiva e aprendizagem automática que permitem ao sistema aprender com experiências anteriores e automaticamente gerar novas regras e algoritmos para continuamente melhorar a precisão da avaliação ao longo do tempo.

“Governos em várias partes do mundo estão enfrentando enormes desafios relacionados à proteção das fronteiras contra crescentes ameaças como tráfico de drogas e terrorismo. Eles precisarão utilizar tecnologias como análise avançada de dados e aprendizagem automática para se manterem à frente dos adversários com a capacidade de prever as ameaças antes que elas entrem em ação”, afirma Alison Brooks, diretor de pesquisa na área de cidades inteligentes e segurança pública do IDC.

Além de seu trabalho para alfândegas e proteção de fronteiras dos Estados Unidos, avaliando passageiros e cargas, a Unisys projetou e desenvolveu a estrutura de biometria e aplicações usadas pelo Departamento de Imigração e Proteção de Fronteiras da Austrália em cooperação com outros países e agências para identificar fraudes nos pedidos de vistos. Ttambém apoia a Comissão Europeia e os novos Estados-Membros com o Sistema de Informação Schengen (convenção entre 30 países europeus sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas) e soluções relacionadas com dados de visto para facilitar a circulação de pessoas entre os países signatários do acordo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile