Começa a fase de testes da última etapa do eSocial

1

Empresas de todos os grupos já podem fazer o envio de eventos de Segurança e Saúde do Trabalhador (SST) ao ambiente de testes do eSocial. As informações sobre SST compõem a quinta e última etapa do projeto do governo federal. Segundo o cronograma divulgado, essa fase terá início em julho deste ano para as companhias que faturaram acima de R$ 78 milhões em 2016.

De acordo com a gerente de planejamento da LG lugar de gente, empresa especialista em tecnologia para gestão de RH, Sáttila Silva, é importante que as organizações participem dos testes de envio dos eventos de SST. "Assim como nas demais etapas de implantação do eSocial, esse é o momento que a companhia terá para verificar se fez todos os ajustes necessários em seus processos, se o seu sistema de gestão está aderente e até de identificar necessidades de ajustes nos leiautes estabelecidos pelo governo", explica.

Compõem os eventos de SST a tabela de ambientes de trabalho, a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), o monitoramento da saúde do trabalhador, o exame toxicológico do motorista profissional, as condições ambientais do trabalho – fatores de risco, treinamentos, capacitações, exercícios simulados, dentre outros.

Ainda de acordo com Sáttila, muitos negócios utilizam controles paralelos ou contratam terceiros para registros das informações de SST, e, para que participem dos testes, é necessário que tenham cumprindo alguns requisitos.

"As empresas precisam já ter informatizado os seus processos, negociado a forma e os prazos de atendimento com seus parceiros e precisam ter uma mensageria para gestão da transmissão das informações ao governo", cita.

A gerente da LG lugar de gente ressalta que, durante a etapa de verificações, as companhias devem ficar atentas aos retornos das validações feitas pelo eSocial e se as informações estão condizentes com sua realidade e aderentes à legislação previdenciária e trabalhista.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.