Dia do Consumidor registra aumento de 7,8% em tentativas de fraudes

0

O Dia do Consumidor em 2022 teve um aumento de 7,8% no número de fraudes evitadas no e-commerce brasileiro, subindo de 112.593 pedidos potencialmente fraudulentos em 2021 para 121.346 neste ano. Em termos financeiros, foram R$ 150,36 milhões em fraudes evitadas no varejo virtual em 2022, contra R$ 132,62 milhões no ano passado – crescimento de 13,4%.

Os dados são do levantamento da ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude nos mais diversos segmentos, como e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas e telecomunicações. O período levado em conta no comparativo é o de 02 a 15 de março, e foram analisados somente pedidos pagos com cartão de crédito.

As categorias que geraram maior número de fraudes evitadas neste ano foram: Celular, Eletrônicos, Eletrodomésticos, Automotivo e Ar-Condicionado. Em 2021, a lista foi composta por Celular, Bebidas, Ar-Condicionado, Eletrônicos e Eletrodomésticos.
Já analisando pelo valor dos produtos, as categorias com maior índice de possíveis ações fraudulentas foram: Eletrônicos, Ferramentas, Automotivo, Homecenter e Celular. No ano passado, o Top5 foi preenchido por Eletrônicos, Bebidas, Celular, Ar-Condicionado e Informática.

"Os números refletem o crescimento do e-commerce ao todo: quanto mais brasileiros ingressam no varejo online, maior também é a quantidade de criminosos para tentar fraudar as transações. Além disso, as datas sazonais fazem com que o tráfego de pessoas seja mais intenso por conta das promoções, gerando uma atenção maior por parte dos fraudadores", afirma Omar Jarouche, diretor de Marketing e Soluções da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.