DASA doa processamento de até 3 milhões de exames em seis meses para o diagnóstico da COVID-19

0

Para montar uma operação massiva de exame de diagnóstico da Covid-19, a Dasa e o Ministério da Saúde firmaram uma parceria para criar um laboratório centralizado em Alphaville, São Paulo, que poderá se tornar a maior operação dessa natureza no mundo e prevê a realização de até 3 milhões de exames de RT-PCR nos próximos seis meses.

Para isso, a Dasa está montando uma infraestrutura separada do seu site normal e agora aguarda a entrega dos equipamentos de testes e insumos que serão disponibilizados pelo Ministério nas próximas semanas. MS. "Usaremos nossa expertise para montar uma estrutura que terá capacidade de processar 30 mil exames/dia de RT-PCR, considerada a metodologia "padrão-ouro" para o diagnóstico da COVID-19", comenta Gustavo Campana, diretor médico da Dasa, que lidera o projeto, acrescentando que já foram contratados cerca de 120 funcionários, entre técnicos, médicos, biomédicos e biólogos.

Os resultados dos exames serão concluídos entre 24 e 48 horas, que também servirão para se entender a proporção da população contaminada, fazer projeções de planejamento para quando houver uma vacina. A Dasa, teve a preocupação de contratar uma auditoria externa para comprovar o uso de boras práticas e transparência com o que foi acordado com o Ministério da Saúde.

O objetivo anunciado pelo do Governo é realizar cerca de 46 milhões de testes para detectar a Covid-19, começando pelas cidades de maior densidade populacional e maior quantidade de casos positivos.

Emerson Gasparetto, vice-presidente da área médica da Dasa, explica que a capacidade diária poderá ser ampliada para até 50 mil testes diários, apenas com a instalação de mais equipamentos de testes.

A iniciativa também poderá ser ampliada de acordo com a disponibilidade de equipamentos e entrada de outras empresas no projeto. "A expectativa é que outras empresas do setor se integrem à mobilização e contribuam para ampliarmos, juntos, a capacidade produtiva e o acesso aos exames para o maior número de brasileiros, nesse momento desafiador para a saúde global", explica.

O próximo passo é estabelecer a rede logística que levará os exames coletados para o site montado pela Dasa. Para essa etapa, foi publicado nessa segunda-feira, 20, no Diário Oficial chamamento público para submissão, com prazo até 22 de abril. O resultado deve ser divulgado em seguida pelo Governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.