Publicidade
Início Blogueria O que seria dos negócios na pandemia sem o WhatsApp, Telegram e...

O que seria dos negócios na pandemia sem o WhatsApp, Telegram e Messenger?

0
Publicidade

A pandemia de Covid-19 obrigou as empresas a repensarem a maneira como operam, voltando-se para a economia digital. Ela assumiu uma imensa relevância e foi preciso preparar-se às pressas para aproveitar as oportunidades que a tal ‘transformação digital’ trouxe.

Foi necessário voltar-se para plataformas habilitadas por tecnologia para garantir operações seguras que continuassem os negócios. E os resultados se refletiram no aumento de pedidos do e-commerce: 122% a mais em 2020, segundo a Câmara Brasileira da Economia Digital.

Os brasileiros mudaram seus hábitos desde o início da pandemia. Os gastos com delivery aumentaram 94% entre janeiro e maio. Já a demanda dos consumidores por serviços de entrega cresceu cerca de 250% em 2020. 

A grande questão é que não são todos os tipos de empresas que estão dentro dos grandes aplicativos como iFood, Rappi, UberEats e Cornershop. O Brasil é um país de dimensões continentais e nem todas as cidades e regiões são atendidas por estas plataformas. Outro motivo são as altas taxas praticadas, que inviabilizam o serviço para muitos comerciantes – principalmente os pequenos.

Qual então é a saída para sobreviver com as portas fechadas ou enfrentando a redução drástica no movimento causada pelo isolamento social?

A solução é, mais uma vez, utilizar a tecnologia a favor dos negócios e fazer parte de um ecossistema utilizado por praticamente 100% dos brasileiros que possuem um smartphone: as redes sociais.

Aplicativos como WhatsApp, Telegram e Facebook Messenger têm sido uma verdadeira tábua de salvação. E não importa se a empresa é um restaurante, supermercado, farmácia, loja de armarinhos ou de materiais de construção: todos podem se beneficiar.

A utilização dessas plataformas permitiu que organizações acessassem mercados e segmentos de consumo mais amplos do que antes. Ao invés de atender apenas os consumidores do bairro, essas plataformas possibilitam aumentar o alcance da empresa. Basta contar com a ajuda de entregadores parceiros (caso o cliente não queira sair de casa) ou a pessoa buscar pessoalmente o que foi comprado. 

O WhatsApp Business, por exemplo, ajuda os comerciantes a disponibilizar os produtos vendidos em um catálogo de serviços. Geolocalização do negócio e informações como endereço e horário de funcionamento também são recursos importantes. Mesmo que nenhuma das plataformas permita o pagamento pelo aplicativo, nada impede que o mesmo seja feito ao receber as compras.

E, ao contrário do que muitos pensam, essas aplicações dentro do WhatsApp, Telegram e Messenger vão muito além de apenas atender o público e vender. A integração com plataformas de serviços conversacionais permite uma infinidade de serviços diferentes como escolas aplicarem provas e disponibilizarem notas, empresas de logística atualizarem os clientes sobre o status de uma carga, agências de publicidade conduzirem pesquisas, fazerem promoções e clínicas médicas marcarem consultas e exames.  

Uma gama tão diversa de serviços é possível pois esse tipo de hub se conecta com os sistemas internos da empresa, tais como ERP, CRM, BI e sistemas de logística, por exemplo.

Bom, não há dúvidas de que o mundo não será mais como o mesmo depois do coronavírus. Mesmo enquanto enfrentamos esses desafios, haverá novas oportunidades que podemos aproveitar! O segredo é alavancar os pontos fortes e se beneficiar de uma maneira positiva das principais mudanças provocadas pela pandemia.

Você já tinha pensado nessas possibilidades?   

Marcos Abellón, criador da AnnA.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile