Buscar uma solução de baixo custo, com alto índice de estabilidade e padrão de qualidade. Este era o escopo tecnológico estabelecido pelo Ponto Frio quando decidiu modernizar o seu parque de computadores, envolvendo a substituição de mais de 3 mil estações de trabalho usadas pelos vendedores das lojas de toda a rede no Brasil.
A solução encontrada pela empresa, segunda maior rede de eletroeletrônicos do país, foi a implementação do sistema operacional Librix, distribuição nacional Linux desenvolvida pela Itautec. Segundo o diretor de tecnologia do Ponto Frio, Paulo Sanz, a mudança resultou em uma economia direta de 20% para a empresa, decorrente de ganhos no custo total de propriedade. A empresa iniciou a implementação do Librix neste ano e finalizará a implantação em toda a rede de lojas em 2008.
O projeto desenvolvido pela Itautec englobou consultoria técnica, configuração de pacotes, implementação e homologação. A solução incluiu desde a definição das máquinas que seriam usadas até pacotes de serviços de manutenção e processos de atualizações de software. Além disso, a Itautec oferecerá também suporte técnico, com 2,7 mil pontos de atendimento em todo o Brasil.
?Precisávamos modernizar o nosso parque e buscamos um fornecedor que oferecesse uma solução de baixo custo para as nossas lojas e que estivesse em conformidade com nosso padrão de qualidade. A solução Librix da Itautec nos atendeu plenamente?, afirmou o diretor do Ponto Frio.
Os trabalhos começaram em junho de 2006. Foram quase sete meses até a conclusão do projeto piloto. O processo incluiu diversos testes, como estresse da rede, de desempenho, estabilidade e adoção do padrão W3C na aplicação da loja. A solução Librix, com configuração enxuta, opera em qualquer ambiente. Além disso, oferece antivírus e aplicativos comerciais de terceiros.
A partir de março, os equipamentos começaram a funcionar em 14 lojas do Rio de Janeiro e São Paulo. A implantação nos demais estados foi iniciada em abril. ?Nossos vendedores trabalham com aplicativo web, envolvendo recursos sofisticados, que não podem sofrer ruptura. A estrutura completa dos serviço foi um importante diferencial para nossa decisão. Todos os detalhes do projeto foram atendidos e estamos bem confortáveis com a nossa escolha. Os terminais estão operando com alto nível de estabilidade, desempenho e usabilidade?, afirmou Sanz.