As empresas do setor de tecnologia dominaram o ranking BrandZ, estudo anual sobre as marcas mais conhecidas realizado pela companhia de pesquisas de mercado Millward Brown. De acordo com estudo publicado nesta terça-feira, 21, a Apple se manteve como marca mais valiosa do mundo ao longo do ano passado, cujo valor cresceu 1%, para US$ 185 bilhões. Em seguida, aparece o Google, que ultrapassou a IBM. O valor de marca do gigante das buscas subiu 5%, avaliado em US$ 113,66 bilhões, enquanto a IBM viu seu valor cair 3%, para US$ 112,53 bilhões.
Outra empresa de tecnologia aparece no ranking é a Microsoft. Na sétima posição, com queda de 9% no valor da marca e perda de duas posições no ranking, a fabricante de software encerrou o ano valendo US$ 69,81 bilhões. A Samsung, por sua vez, foi destaque. Com aumento de 51% no valor de marca, a fabricante coreana agora ocupa a 30ª colocação, avaliada em US$ 21 bilhões. "Lutando pela liderança no mercado de smartphones, a Samsung alimentou seu imenso ganho no valor de marca ao equilibrar um período de inovação memorável com crescimento de participação de mercado — ela investiu US$ 1,6 bilhão a mais em propaganda no ano passado", explicou o diretor da Millward Brown, Nick Cooper, responsável pela elaboração do estudo.
O ranking é realizado desde 2006 e utiliza a visão do potencial de atuais compradores de uma marca combinada com dados da saúde financeira das corporações. Por isso, Cooper adverte que, mesmo com a recente desvalorização da Apple, foram tanto a imagem como o status da companhia entre os clientes os fatores responsáveis por "fazer a diferença" e garantir sua posição no topo da lista. O valor somado das 100 marcas no ranking cresceu 77% de 2006 até hoje, somando US$ 2,6 trilhões.
As 10 marcas mais valiosas, segundo o BrandZ
Posição |
Categoria |
Marca |
Valor de marca |
Variação |
Posição |
1 |
Tecnologia |
Apple |
185,071 |
+1% |
1 |
2 |
Tecnologia |
|
113,669 |
+5% |
3 |
3 |
Tecnologia |
IBM |
112,536 |
-3% |
2 |
4 |
Fast Food |
McDonald's |
90,256 |
-5% |
4 |
5 |
Bebidas |
Coca-Cola |
78,415 |
+6% |
6 |
6 |
Telecom |
AT&T |
75,507 |
+10% |
8 |
7 |
Tecnologia |
Microsoft |
69,814 |
-9% |
5 |
8 |
Tabaco |
Marlboro |
69,383 |
-6% |
7 |
9 |
Cartões |
Visa |
56,060 |
+46% |
15 |
10 |
Telecom |
China Mobile |
55,368 |
+18% |
10 |
Fonte: BrandZ, 2013