Comissão mantém restrições à utilização de celulares comprados fora do país

0

A Comissão de Defesa do Consumidor rejeitou o Projeto de Lei 8271/17, que proíbe a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de impor restrições à utilização, em território nacional, de aparelhos celulares comprados no exterior.

Hoje, a Lei Geral de Telecomunicações (Lei 9.472/97) prevê que compete à Anatel expedir ou reconhecer a certificação de produtos. Mas, para o autor do projeto, deputado Felipe Bornier (Pros-RJ), essa exigência limita a oferta de produtos no Brasil e colabora com a elevação do preço dos produtos no país.

Já o relator da matéria, deputado José Carlos Araújo (PR-BA), acredita que o consumidor seria prejudicado pela mudança das regras e apresentou parecer contrário ao projeto.  "O portador de um aparelho não homologado certamente estaria sujeito à ocorrência de maiores problemas quanto à segurança e à operacionalidade do produto e não encontraria respaldo institucional para viabilizar as soluções pertinentes junto aos órgãos competentes", disse.

O deputado João Fernando Coutinho (Pros-PE) apresentou voto em separado favorável à matéria. "Em nome da defesa da segurança do consumidor, cria-se uma burocratização que impede a livre concorrência e o acesso dos consumidores aos produtos que se encontram disponíveis no mercado", afirmou. As informações são da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.