Liqi anuncia parceria com Cruzeiro Esporte Clube para tokenização de ativos

2

A startup Liqi, plataforma de tokenização de ativos através do blockchain, assinou um contrato de parceria com o Cruzeiro Esporte Clube para tokenizar ativos do time. A princípio, o token do Cruzeiro terá o valor inicial de R$ 25 reais para investidores estratégicos e torcedores do clube, com uma venda dividida em quatro lotes. A projeção é captar cerca de 6 milhões de reais para o clube, em um prazo estimado de 30 dias.

O especialista no mercado de criptomoedas, CEO e fundador da Liqi, Daniel Coquieri, morou em Belo Horizonte durante 10 anos e já tinha um bom relacionamento com o o time mineiro que buscava novas e inovadoras formas de se desenvolver e ter acesso à capital. Com isso, desenvolveram juntos o ativo que será lançado em poucos dias e permitirá que os investidores menores diversifiquem sua carteira, enquanto auxiliam o clube na captação de novos recursos financeiros.

O mecanismo de solidariedade é uma estratégia criada pela Fifa com o propósito de recompensar os clubes que formam jogadores, para que possam ganhar uma porcentagem da venda subsequente do atleta. Ou seja, depois que um jogador formado pelo Cruzeiro está fora do clube e é vendido novamente, o clube recebe um valor dessa transação financeira. Dessa forma, o token do Cruzeiro segue esta modalidade e possibilitará aos detentores do token, o direito de receber uma parte do valor de venda dos atletas. O objetivo é levar ao torcedor a possibilidade de investir no clube e, em contrapartida, beneficiá-lo com a oportunidade de se financiar para desenvolver o time.

"Hoje, não existem instrumentos para que um investidor pequeno possa ter acesso a esse tipo de ativo em clubes de futebol. E é super importante para nós, vermos que através da Liqi e da tokenização, estamos levando para o mercado um ativo muito relevante de um dos maiores clubes do Brasil. Pensamos em uma maneira de incluir novos investidores ao mercado de futebol, um segmento amplo e que pode gerar muitas oportunidades", explica Coquieri.

Analisando o potencial de gerar receita para o clube e, consequentemente, para o investidor, mais de 380 jogadores do Cruzeiro foram avaliados para determinar a expectativa de receita futura por meio do mecanismo. "Sempre tivemos tradição em revelar grandes jogadores. São atletas que hoje brilham em outras equipes em várias partes do mundo e que nos garantem um retorno financeiro quando são revendidos a outros clubes, graças ao mecanismo de solidariedade. E é essa ferramenta que vamos trabalhar com a Liqi, garantindo novas oportunidades de rentabilidade ao Cruzeiro, dando a oportunidade também para que o torcedor possa investir em um ativo que poderá lhe dar um retorno ainda maior no futuro", considerou Sérgio Santos Rodrigues, presidente do Cruzeiro.

Responsável por desenvolver o projeto no Cruzeiro, o diretor de Marketing e Inovação, Rodrigo Moreira, acredita que a criação de novas oportunidades de receita fazem parte da cultura de inovação desenvolvida dentro do clube, que tem por missão identificar oportunidades de ganhos exponenciais e aproximar boas iniciativas. "Desde o primeiro contato ativamente entre o Daniel e o Cruzeiro, até a assinatura do contrato, não levou nem um mês. Isso mostra a agilidade interna para conduzir planos estratégicos que são importantes para o clube e que também podem se tornar fonte de receita para o nosso torcedor", ressaltou Moreira.

"Os investidores do token poderão ter retorno financeiro de duas maneiras: durante todo o projeto, que terá duração de 6 anos consecutivos, a remuneração poderá ser baseada nas transações que acontecerem dos atletas, ou então no mercado secundário, pela valorização do ativo, disponível para negociação na BitPreço, marketplace que conecta corretoras de criptomoedas e parceira da Liqi", finaliza Daniel Coquieri.

Sobre a Liqi

Fundada em 2021, pelos empresários Daniel Coquieri, especialista no mercado de criptomoedas, Persio Flexa, especialista no desenvolvimento de smart contracts, André Montenegro, responsável por identificar e fomentar novos negócios e Felippe Percigo, responsável por toda área de Marketing, a Liqi é uma plataforma de tokenização que democratiza o acesso a ativos em frações digitais, através da tecnologia do blockchain.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.