Construtora Tenda lança plataforma de IA para otimizar entregas internas

0

A Construtora Tenda, reconhecida por sua constante busca por inovação no setor da construção civil, anuncia o lançamento de uma plataforma de inteligência artificial (IA) desenvolvida a partir da ferramenta de mercado Adalink. Essa iniciativa estratégica visa democratizar o acesso às principais ferramentas de IA do mercado, garantindo a segurança dos dados. No contexto da construção civil, esta iniciativa representa um passo altamente inovador, posicionando a Tenda na vanguarda da adoção de tecnologias de ponta.

A plataforma integra diversas tecnologias de IA líderes, como GPT, Claude, llama, Mixtral e Gemini, através de suas respectivas APIs referenciadas no backend. O portal oferece recursos e funcionalidades robustas, incluindo a capacidade de realizar análise de documentos, geração de imagens e textos, e integrações com WhatsApp

Um dos diferenciais da plataforma de inteligência artificial é que ela opera em um ambiente segregado e privado de Tenda e Alea, dentro da estrutura tecnológica da companhia. Isso garante que toda a interação com os modelos de IA ocorra de forma segura, com controle total sobre os dados, em conformidade com as diretrizes da LGPD. Em um momento em que o uso responsável da IA é cada vez mais relevante, essa arquitetura posiciona a Tenda como referência também em governança digital. Espera-se que a iniciativa traga significativos benefícios para os colaboradores da Tenda, facilitando o acesso a diversas formas de automação e LLMs, simplificando processos, diminuindo a burocracia e, consequentemente, melhorando a produtividade. Além disso, a Tenda passa a contar com um assistente corporativo capaz de interagir diretamente com suas bases de conhecimento e sistemas legados, redesenhando fluxos internos de trabalho que antes dependiam de múltiplas áreas e etapas manuais.

Parceria com Adalink

Fruto de uma parceria entre a Tenda e a Adalink. A Adalink é uma plataforma que une inteligência artificial com automação, centralizando as principais IAs disponíveis no mercado e facilitando a criação de assistentes e agentes virtuais. O propósito da Adalink, e consequentemente do portal, é otimizar processos e análises, reduzir custos e melhorar a eficiência e o desempenho.

A plataforma já está em uso desde o começo do ano, com a realização de provas de conceito (POCs) nas áreas de TI, Inovação e Novos Negócios, Gente&Gestão, Jurídico e Inovação e Produto. Além das provas de conceito já em andamento, a plataforma de AI está estruturada para escalar com a companhia, absorvendo novos fluxos, canais de atendimento e funcionalidades — como geração de vídeo e desenvolvimento de códigos — já previstas no roadmap da Tenda.

Ela se encaixa de forma estratégica na visão de inovação da Tenda, sendo considerada uma viabilizadora e potencializadora da veia inovadora da companhia, ao democratizar o uso de robôs. A Tenda enxerga a IA como primordial na construção civil, sendo uma possível solução para o desafio da crescente escassez de mão de obra, ao impulsionar o ganho de produtividade.

Sobre a relevância da iniciativa, Igor Gomes, diretor de TI da Tenda declara: "Acreditamos que esse momento representa um marco para a Tenda e para o setor da construção civil como um todo. Democratizar o acesso a ferramentas de IA de ponta, mantendo a segurança dos dados, é um passo fundamental para impulsionar a inovação e a eficiência em nossos processos."

Da mesma forma, Helbert Costa, CEO da Adalink comenta: "Criamos um exemplo claro de como a inteligência artificial pode deixar de ser apenas uma tendência para se tornar uma ferramenta concreta de produtividade e inovação. Ao adotar a Adalink como base tecnológica de IA, a Tenda não apenas moderniza seus processos, mas estabelece um novo patamar de agilidade e eficiência no setor da construção. Estamos muito orgulhosos de fazer parte desse avanço."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.