A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), a Assespro (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet), a Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro) e a Sucesu (Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações) anunciaram que o setor de TI terá um Fórum de Competitividade para discussão direta com instâncias do governo federal sobre temas de interesse do segmento.
Segundo o presidente da Assespro, Ricardo Kurtz, a proposta de criação do fórum foi aceita diretamente pelo ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge. ?Embora o mercado de TI tenha características diferentes de uma indústria tradicional, precisa ser encarado como cadeia produtiva, que envolve uma série de agentes até chegar ao produto final?, avalia o presidente. A proposta deve ser concretizada no próximo mês e, além do ministério do Desenvolvimento, participarão das discussões as pastas de Trabalho e Emprego e de Educação.
Os Fóruns de Competitividade compõem o Programa Competitividade das Cadeias Produtivas, integrante do Plano Brasil de Todos. Eles têm como objetivo aumentar a competitividade das principais cadeias produtivas do país no mercado mundial e lançam mão de ações relativas a geração de emprego e renda, aumento das exportações e ampliação da capacitação tecnológica das empresas, entre outras.