Impulsionadas pelos serviços de internet banking, as transações globais de m-commerce (comércio eletrônico realizado via telefones celulares e tablets) irão ultrapassar US$ 3,2 trilhões em 2017, contra US$ 1,5 trilhão neste ano. Os dados são de novo estudo da Juniper Research sobre tendências e previsões para os mercados de comércio eletrônico móvel no período de 2013-2017.
Para colocar esses valores móveis em perspectiva, os pesquisadores informam que, só nos Estados Unidos, as transações financeiras totais superaram US$ 4,4 trilhões em 2012.
Entre os principais achados do relatório, está a constatação de que setores como varejo, companhias aéreas e instituições financeiras enfatizam e apostam no canal móvel como um mecanismo para engajamento, entrega e pagamento, mas que uma série de obstáculos ainda precisam ser superados para que o m-commerce atinja o seu potencial nos próximos anos.
Um dos obstáculos destacados pelos pesquisadores da Juniper é que muitas empresas ainda não otimizaram os seus sites para dispositivos móveis. Segundo eles, essa otimização é essencial para garantir um uso amigável e melhor experiência do comprador virtual.
A pesquisa também observa que a introdução da tecnologia de mobile wallet (que transforma o celular em uma carteira de dinheiro virtual) estão provendo primeiro acesso a serviços financeiros em muitos mercados emergentes onde a proporção de adultos sem conta bancária ultrapassa 50%.
O estudo da Juniper foi realizada nas regiões América do Norte, América Latina, Europa Ocidental, Europa Central e Oriental, extremo Oriente e China, subcontinente indiano, resto da Ásia-Pacífico e África e Oriente Médio.
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