Estudo diz que consumidores esperam fusão da realidade aumentada e virtual com a realidade física

0

Consumidores acreditam que as telas virtuais vão começar a substituir as televisões e os cinemas em menos de um ano. Para a RV e a RA se fundirem com a realidade física e se tornarem comuns, o 5G será essencial para garantir a mobilidade, melhorar a experiência social e física, devido à sensação de tontura e náusea que algumas pessoas ainda sentem ao usar óculos de RV

A Ericsson acaba de publicar mais um estudo da área ConsumerLab – Merged Reality – em que mostra de que forma os consumidores esperam que a realidade virtual (RV) e a realidade aumentada (RA) se unam com a realidade física, destacando o papel do 5G enquanto tecnologia crucial para tornar todas estas experiências dominantes no futuro.

O estudo revela que, quando a fronteira que existe entre a percepção que as pessoas têm da realidade física e virtual estiver convergindo, o impacto deste novo cenário sobre as suas vidas e a sociedade poderá ser forte. A forma como vivemos, trabalhamos e consumimos informação e outro tipo de conteúdo irá mudar completamente.

As realidades não irão se fundir caso o usuário esteja preso a um computador ou alienado da realidade física. Os chamados early adopters da RV e RA esperam que a próxima geração de redes, como o 5G, desempenhe um papel fundamental nesta nova realidade. 36% esperam que a tecnologia 5G consiga garantir a mobilidade da RV e RA através de uma rede estável, rápida e de elevada largura de banda. 30% early adopters esperam ainda que o 5G permita que os headsets se tornem livres de fios.

As principais conclusões deste recente estudo indicam ainda que 7 em cada 10 early adopters esperam que a RV e a RA mudem o dia-a-dia das pessoas em seis grandes áreas: mídia, educação, trabalho, interação social, viagens e varejo. Quem atua na área de mídia já sofre esta transformação e os consumidores esperam que as telas virtuais comecem a substituir as televisões e os cinemas em menos de um ano.

A investigação qualitativa deste estudo contemplou uma inovadora série de debates, feita totalmente em RV, com um grupo de análise que envolveu participantes da América do Norte e Europa, e uma abordagem mais tradicional com grupo de análise composto por utilizadores de RV do Japão e da Coreia do Sul. Também foram feitos testes qualitativos de RV com 20 funcionários da Ericsson para entender como evitar a sensação de perda de sentido que algumas pessoas têm ao usar os óculos de RV.

Na sua vertente quantitativa, o estudo apresenta informações que têm por base pesquisas feitas com 9.200 consumidores na França, Alemanha, Itália, Japão, Coreia do Sul, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos, com idades entre 15 e 69 anos, conhecedores do conceito de RV.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.