ITI quer atualizar sistema nacional de certificação digital

0

Buscando otimizar o Sistema Nacional de Certificação Digital, a nova gestão do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI iniciou uma série de tratativas direcionadas para este objetivo.  Entre elas está o aprimoramento e manutenção dos Sistemas de Gerenciamento de Certificados Digitais da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. A iniciativa faz parte da parceria entre o ITI e a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. As entidades assinaram, na última semana, Termo de Execução Descentralizada – TED e produziram o plano de trabalho que norteará todo processo de atualização.

O trabalho de modernização dos sistemas será realizado em parceria com o Laboratório de Segurança em Computação – LabSEC da UFSC, responsável pelo desenvolvimento das atuais versões dos softwares. O plano de trabalho conta com as seguintes atividades: suporte a Java Cards,  atualização da Biblioteca Criptográfica, melhorias nos Testes e Documentação de Código, automatização de Processo de Lançamento de Pacotes e testes de Migração para Red Hat 7.2. O cronograma prevê que todas as atividades serão realizadas no período de um ano, duração do TED, podendo ser prorrogado caso necessário.

O assessor técnico do ITI, Ruy Ramos, disse que "os Sistemas de Gerenciamento de Certificados Digitais fazem parte da história da ICP-Brasil. Além disso, são amplamente utilizados e seguros. Realizar a atualização e a manutenção deles é essencial para garantir a continuidade e a excelência dos trabalhos realizados pela ICP-Brasil".

Os Sistemas de Gerenciamento de Certificados Digitais da ICP-Brasil, chamados Ywapa, Ywyra e Hawa, são amplamente utilizados pelas entidades participantes da ICP-Brasil, como a Autoridade Certificadora Raiz – AC-Raiz, as Autoridades Certificadoras – ACs e as Autoridades de Registro – ARs. Os softwares foram desenvolvidos dentro do programa João de Barro, que teve início em 2003 com o objetivo de desenvolver uma nova plataforma criptográfica para ICP-Brasil.

O Ywapa e o Ywyra são respectivamente os Sistemas de Gerenciamento do Ciclo de Vida de Certificados Digitais para a AC-Raiz Brasileira e para as ACs intermediarias off-line. Já o Hawa é o nome do software desenvolvido para emissão de certificados digitais a usuários finais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.