Até abril, empresas de tecnologia contrataram mais do que em todo o ano de 2020

1

Apenas de janeiro a abril de 2021, o Macrossetor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) foi responsável pela inclusão de 69.048 pessoas no mercado de trabalho brasileiro. O número, que evidencia uma impressionante recuperação do setor em relação a 2020, é um dos destaques da última edição do Monitor de Empregos e Salários, publicado pela Brasscom.

Em meio às incertezas geradas pelo início da pandemia, 23,7 mil postos de trabalho foram encerrados somente em abril do ano passado. Mas, de acordo com o relatório da Brasscom – entidade que representa as principais empresas de TIC e Tecnologias Digitais do país –, a retomada foi rápida.

A curva de criação de empregos voltou a registrar saldos positivos ainda em junho do ano passado e, desde então, tem se mantido, mês a mês, com números elevados.

No primeiro trimestre deste ano, foram 52,7 mil contratações. Somadas aos 16,3 mil novos empregos registrados em abril, o Macrossetor de TIC ultrapassou, em quatro meses (69 mil), o saldo de todo o ano de 2020 – que fechou com 59 mil postos de trabalho criados.

Déficit

Em outro estudo, a Brasscom estimou que, a partir de 2019, seria necessária, em média, a contratação de 70 mil pessoas por ano. Segundo o Estudo Formação Educacional e Empregabilidade em TIC, somente assim seria suprida a demanda do setor – de 420 mil profissionais até 2024.

O principal entreve, para a ocupação plena das vagas, tem sido a falta de talentos qualificados no setor. A demanda reprimida é 25% em Internet das Coisas, 11% em Segurança, 10% em Big Data, 6% em Nuvem e 2% em Inteligência Artificial. Completam a lista profissionais administrativos (19%), de nível técnico (14%) e em outras tecnologias (13%).

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.