O comércio eletrônico no Brasil está se tornando cada vez mais popular. No segundo trimestre deste ano, 86,11% dos brasileiros se declararam satisfeitos com suas compras feitas pela internet, de acordo com estudo encomendado à consultoria de marketing on-line E-bit pelo Movimento Internet Segura (MIS).
A pesquisa analisou a satisfação dos brasileiros entre janeiro e junho de 2009, mostrando que os números variaram em torno de um ponto percentual entre um mês e outro. Enquanto em janeiro 85,87% dos consumidores se declararam plenamente satisfeitos com o serviço, em junho o número foi de 86,57%. Em maio, 86,45% dos consumidores estavam satisfeitos com os serviços de compra on-line.
De acordo com o relatório, o e-commerce movimentou R$ 8,2 bilhões em 2008, e a consultoria espera que esse número se aproxime de R$ 10 bilhões neste ano, registrando um crescimento aproximado de 35%.
Para Djalma Andrade, coordenador do MIS, o alto índice de satisfação se deve ao fato de o comércio eletrônico receber cada vez mais consumidores de diferentes perfis sociais já acostumados a fazer compras não-presenciais.
A pesquisa quis saber dos consumidores sobre a facilidade de compra, variedade, informação e qualidade dos produtos, entrega no prazo, qualidade do atendimento, políticas de privacidade e manuseio e envio dos produtos.
- Transações mais seguras