O impacto da transformação digital na gestão de pessoas

0

A transformação tecnológica traz inúmeros impactos que estão ligados diretamente à gestão de pessoas. Com isso, as estratégias que envolvem esse processo digital, inovação e cultura precisam estar alinhadas para seguirem na mesma direção. No âmbito organizacional, é necessário traçar métricas que sejam relevantes para cada empresa e entender como elas geram valor para os negócios.

Camilla Padua

O perfil cultural é um propulsor dentro desse processo de inovação digital e um dos pilares da inovação é a criatividade. O Brasil, em comparação com os demais países, se destaca nesse meio evolutivo, já que o perfil do brasileiro está altamente ligado à imaginação e às estratégias inovadoras. Outras regiões estão mais acostumadas com modelos processuais e técnicos, gerando um saldo mais lento no desempenho dentro desse cenário.

Apesar de toda evolução da tecnologia, automação dos processos e integração de sistemas, as pessoas que estão por trás das empresas precisam progredir junto com a transformação digital. É fundamental sair de uma lógica linear e fragmentada para um fundamento mais complexo e orgânico. Também é preciso atribuir um novo papel às pessoas diante desse processo, já que, a partir do momento em que o trabalho está conectado com um ecossistema específico, existe a maior flexibilidade para entender os grupos.

Nesse sentido, companhias que descartam a transformação digital podem perder tempo e não perceber a evolução do mercado. As curvas tecnológicas têm ritmos exponenciais e isso provoca uma pequena percepção do impacto para os negócios. Essa mudança pode parecer lenta no primeiro momento, mas se for comparada com os demais concorrentes que optaram pelo progresso, a diferença fica evidente. Na gestão de processos de negócios, o tripé que consiste em tecnologias, pessoas e processos deve estar alinhado às transições e precisa ser revisto sempre que houver uma nova adaptação dentro dessas atividades.

A tecnologia não é a solução, ela é apenas o meio. Portanto, as indústrias que continuarem na inércia e ignorarem a evolução dos grupos de interesse e do mundo corporativo poderão sofrer danos irreversíveis. Vale lembrar que as organizações precisam seguir essa linha evolutiva que o mercado impõe, mas devem também buscar desenvolver um trabalho focado na lógica de pessoas e não de máquinas.

Thammy Marcato, sócia-diretora de inovação e transformação digital da KPMG e Camilla Padua, sócia-diretora líder de consultoria de pessoas da KPMG.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.