Publicidade
Início Notícias Inovação ONS anuncia vencedores da 3ª edição da maratona de inovação DatathONS

ONS anuncia vencedores da 3ª edição da maratona de inovação DatathONS

0
Publicidade

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) anunciou os vencedores da terceira edição do Datathons, competição que fomenta a inovação que tem o objetivo de encontrar soluções para desafios reais. O resultado foi divulgado através de uma live promovida através do canal do Youtube da organizadora, Shawee/ Sai do Papel. 

O projeto vencedor, chamado de VENTSAR, foi desenvolvido como um modelo para prever o viés dos dados de previsão de velocidade do vento. Ou seja, por meio dele é possível aproximar dados previstos aos reais. A equipe campeã reuniu participantes dos estados de Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará, e contou com a participação tanto de estudantes universitários quanto de profissionais. Os premiados foram Silas Yunghwa Liu, André Saimon Santos Sousa, Pedro Florencio de Almeida Neto, Mariana Affonseca Bressan e Fabiana Teixeira de Souza. Já o segundo e o terceiro colocados se dedicaram à análise de carga versus temperatura. 

No total, a edição contou com 144 pessoas inscritas, de 19 estados e do Distrito Federal, que se organizaram em diferentes grupos, resultando em 30 classificados para a rodada final. Os times poderiam escolher entre dois desafios propostos, ambos com base em questões reais do ONS: Remoção de viés das previsões de velocidade de vento ou Análise da relação carga x temperatura para o estado de São Paulo. 

A iniciativa apoia um dos pilares do programa de Inovação do Operador, promovido pela Diretoria de TI, Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios (DTA), cujo objetivo é fomentar a modernização e a inovação do setor elétrico por meio de desafios, buscando soluções para resolvê-los. 

“A proximidade com as universidades e com o mercado é fundamental para compor o ecossistema de talentos do ONS e do Setor, para trazer novas ideias e formas diferentes de pensar o nosso negócio e criar soluções. O Datathons é uma ferramenta importante na nossa estratégia de construção desse ecossistema. As primeiras edições foram um sucesso quanto à proposta de soluções e a 3ª edição não foi diferente. Estamos animados com as ideias que surgiram”, disse Marcelo Prais, diretor do ONS e um dos maiores incentivadores da iniciativa. 

Para esta primeira edição de 2022, uma das exigências é que os participantes utilizassem ao menos um dos conjuntos de dados do Portal Dados Abertos do ONS (Link), site do Operador que reúne diversas informações técnicas que podem ser usadas não apenas por estudantes, mas também por profissionais do setor. As soluções poderiam ser compostas por um painel de dados analíticos, um documento de exploração de informações amparado por métodos estatísticos no formato notebook, ou um modelo com técnicas de Machine Learning. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile