Algar Telecom adota tecnologia MPLS 10G da Extreme Networks

0

Na Algar Telecom está em fase de conclusão projeto de implantação de uma rede MPLS (Multiprotocol Label Switching), com capacidade de 10 Gbps, baseada em switches de alto desempenho da família Extreme Networks Summit.

Os clientes Algar Telecom passam a contar com uma rede de alta velocidade, com grande diversidade de serviços de voz convencional, VoIP, GSM, 3G, xDSL, GPON e trânsito IP otimizado de classe superior aos padrões vigentes no mercado.

De acordo com Luis Antônio Andrade Lima, diretor de operações e tecnologia da Algar Telecom, a mudança para MPLS 10G é parte da estratégia de expansão da oferta de serviços de alta qualidade no portfólio da empresa e serve também para ancorar a alta taxa de crescimento da demanda de tráfego.

"Em 2012 atingimos o patamar de 2,2 milhões de unidades geradoras de receita, o que representa uma evolução de 16% em relação ao ano anterior", comenta o executivo.

Para a implementação da nova rede, a Algar Telecom adquiriu 90 unidades de switches Summit X460 e Summit X480, que se juntam a uma base instalada mista de 700 switches (1G e 10G), utilizando topologia em anel e agora empregando os protocolos L3 (OSPF) e MPLS.

Através desse novo ambiente, a Algar melhora sensivelmente as condições de tráfego e resiliência em sua rede de serviços, que antes operava apenas com protocolo de controle em camada 2.

Além disso, através de funcionalidades de configuração e gerenciamento remotos, oferecidas pelo sistema operacional ExtremeXOS, que guarnece os switches Summit, a operadora consegue agilizar o provisionamento de novos serviços na rede, de forma a maximizar a satisfação dos clientes.

Lima que, com a tecnologia MPLS, a empresa obtém não só maior rapidez nas ativações, mas também a redução de custos na execução dessa atividade.

"Com a antiga tecnologia de camada 2, para cada ativação era exigida a intervenção de técnicos em todos os elementos do anel metropolitano, o que causava lentidão ao procedimento. Agora, com as funcionalidades da Camada 3, estes trâmites são eliminados", explica.

O plano da Algar é fazer a migração de toda a sua estrutura para este padrão de tráfego.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.