Como ser inovador na área de segurança da informação?

1

No passado, estávamos acostumados a somente ter acesso à tecnologia em nosso ambiente de trabalho. Hoje, o oposto é verdadeiro, pois levamos as últimas tendências tecnológicas para nossas empresas e, em geral, para a palma de nossas mãos.

A revolução tecnológica dos últimos anos trouxe grandes inovações nos segmentos de redes sociais, mobilidade, nuvem e na geração exponencial de informação. A consumerização dessas tecnologias facilitou sua utilização quase que de forma universal, em especial nos inúmeros dispositivos móveis que utilizamos, e transformou o nosso comportamento. O instituto de pesquisas Gartner descreve esse fenômeno como o "Nexus das Forças".

As redes sociais são um dos principais exemplos de como a consumerização transformou o ambiente das empresas. A convivência simultânea de atividades pessoais e profissionais e o compartilhamento de informações influenciam as nossas ações diárias, como compras e utilização de serviços.

A mobilidade permitiu a adoção em massa de tecnologias, provocando mudanças significativas na infraestrutura e segurança da informação das empresas. Por exemplo: a computação em nuvem fornece os recursos necessários para atender a demanda por informações, que podem não estar fisicamente em apenas um único lugar, e sim em todos os lugares. Essas tendências transformaram o consumo da informação, permitindo o acesso para qualquer pessoa a partir de qualquer lugar ou horário.

Em recente estudo denominado "Ambiente de Trabalho Conectado", a consultoria Deloitte concluiu que esses benefícios reduzem a rotatividade de profissionais. Da mesma forma, os investimentos em TI também são reduzidos com soluções flexíveis e inovadoras de tecnologia e segurança da informação. Um dos pontos em comum entre as empresas entrevistadas para o estudo é que todas encorajavam o uso de tecnologias de compartilhamento e colaboração da informação.

Nos últimos anos, as empresas vêm identificando que outros benefícios, além dos tradicionais, como salários e bonificação, têm atraído e retido profissionais talentosos. Funcionários consideram, por exemplo, a oferta de sistemas atualizados e seguros de TI. Os sistemas de colaboração remota de diversos times e em tempo real, sistemas de comunicação unificada, como vídeo conferência e voz de qualquer lugar, bem como a utilização e acesso a informação de dispositivos pessoais, aumentam a satisfação e eficiência dos colaboradores.

O reconhecimento e a aceitação dessas tendências são fundamentais para a segurança da informação e para os negócios da empresa, pois permitem o aproveitamento de novas oportunidades, a redução de riscos e a garantia de um futuro competitivo. O desenvolvimento de uma cultura voltada para inovação apoiada pela segurança da informação permite que as empresas se adaptem e evoluam para serem competitivas. Essas mudanças demandam inovações nas estruturas organizacionais e geram novas oportunidades de negócios.

Inovar é implantar algo novo ou melhor. Sua classificação varia de acordo com a novidade da mudança, podendo ser inovações incrementais menores até mudanças realmente radicais, ou disruptivas, que transformam a forma como vemos ou utilizamos os recursos.

As inovações incrementais incorporam alguns novos elementos em relação ao anterior e por isso são mais fáceis de serem mensuradas em termos de geração de resultados para a empresa. Trata-se da inovação mais comum e mais fácil de ser alcançada, tornando-se uma necessidade que deve ser feita continuamente para manter a competitividade no mercado.

As inovações disruptivas talvez sejam as que trazem mais retornos para a empresa, mas ao mesmo tempo os resultados são difíceis de mensurar, pois quebram paradigmas e o comportamento não é linear, tornando difícil a previsão do futuro ou resultado da inovação.

Portanto, a inovação tecnológica deve ser preocupação e responsabilidade de todos os setores da empresa, em especial a segurança da informação, devido à dinâmica e competitividade atual dos negócios.

O foco nas mudanças das perspectivas e a realização de ações inovadoras para integrar a segurança da informação aos negócios são essenciais para:

·         Permitir ao invés de controlar;

·         Interconectar ao invés de restringir;

·         Tornar possível ao invés de prevenir;

·         Adaptar ao invés de reagir;

·         Focar nos usuários e não na tecnologia.

Estas mudanças, apesar de complexas, são essenciais para habilitar o futuro dos negócios em nosso mundo interconectado e tecnológico, observando e interagindo com os usuários e parceiros, para aumentar e criar novas formas de valor.

Em todo o mundo, empresas estão descobrindo que incentivos à flexibilidade e à inovação nos ambientes de trabalho tendem a ser o diferencial na retenção dos talentos e competitividade nos negócios. Esse novo cenário já é realidade e veio para ficar.

Pedro Vieira, gerente de produtos da Arcon serviços gerenciados de segurança da informação

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.