Camil Alimentos implanta solução para acelerar rede e aumenta desempenho de aplicações

0
0

Quando decidiu migrar a infraestrutura de seu data center da matriz, localizada no bairro da Lapa, em São Paulo, para o modelo de colocation dentro do UOLDiveo, braço de tecnologia da informação do grupo UOL, a Camil Alimentos, uma das maiores empresas do ramo alimentício no Brasil e na América Latina, além da conexão com suas principais filiais em Itaqui, Camaquã, Rio Grande — todas no Rio Grande do Sul — e em Navegantes, em Santa Catarina, sentiu a necessidade de atualizar a sua rede.

Para a execução do projeto, a empresa contratou a Agility Networks, integradora brasileira especializada em soluções de segurança, data center e entrega de aplicações, que ficou responsável pela consultoria, implementação e suporte da rede de longa distância (Wan) e aceleração de aplicações. A solução escolhida foi a SteelHead, da Riverbed Technology, que, segundo, Márcio Cassan, coordenador de tecnologia da Camil, foi responsável por aumentar o desempenho da rede corporativa, garantir sua segurança e o bom funcionamento.

"De nada valeria realizar um grande investimento em TI sem ter a garantia de que ela seria eficiente, ágil e ofereceria alta disponibilidade. Como nossa organização possui operação e logística críticas, que não podem parar, a melhor solução para infraestrutura distribuída é a otimização de redes Wan", afirma Cassan. "Com sistema de comunicação e acesso às aplicações mais rápido e melhor desempenho, aprimoramos sensivelmente a performance da rede e reduzimos o tempo de resposta de nossas aplicações remotas, aumentando assim a produtividade de nossos colaboradores. A migração foi transparente para o usuário e estamos muito satisfeitos", completa.

De acordo com Cassan, a solução de otimização de redes e aplicações agora permite que a Camil acesse seus dados e aplicações de forma segura, sem interrupções e de forma rápida, diminuindo também os custos operacionais nas localidades remotas. O executivo observa que ela permite alto desempenho das aplicações na infraestrutura híbrida da empresa, fornece maior visibilidade sobre a rede e sobre a desempenho das aplicações, e sobre a experiência do usuário final. "Além disso, possibilita maior controle por meio de abordagem que reconhece os aplicativos de redes híbridas e seleção de caminho baseada em políticas centralizadas."

O coordenador de tecnologia da Camil diz que as aplicações que tiveram aumento de desempenho foram as de acesso aos arquivos e velocidade de impressão pela Wan, aplicações web e de e-mail, SSL, assim como o tráfego e a sincronização de storage. "A solução Riverbed SteelHead nos garante escalabilidade para a perfeita distribuição das aplicações e com a mesma eficiência de uma rede local para todos os pontos e perfis de arquitetura. Isso se aplica para um grande site ou apenas para um usuário móvel. A consultoria da Agility foi determinante para a escolha da melhor solução e a estratégia mais aderente ao nosso negócio", afirma Cassan.

A Camil Alimentos foi fundada em 1963 na cidade de Itaqui e atualmente detém as marcas Camil (grãos), União (açúcar) e Coqueiro (pescados). A multinacional brasileira atua também na América Latina com as marcas Saman (Uruguai), Tucapel (Chile), Costeño (Peru) e La Loma (Argentina).

Deixe seu comentário