Livro Jornada da Segurança será lançado em São Paulo

0

Quando se fala em segurança da informação, o primeiro conceito, primordial, é não confundir ausência de evidência com evidência de ausência.  No fundo, todos nós queremos a mesma coisa: que não aconteça nada. Nada é um excelente sinal. Está tudo funcionando, ataques do dia a dia, um ou outro acesso bloqueado, os vírus do momento, e por aí vai. Essa ausência de evidência também nos leva à zona de conforto, à sensação de estarmos protegidos, o que é muito diferente de estarmos preparados. Mas na área de segurança da informação não existe evidência de ausência. Seria segurança total, e isso não existe. Já que ficaremos sempre na zona de desconforto, o primeiro passo é buscar por informação, ou conhecimento.

Neste contexto, Marcelo Bezerra, especialista em segurança na internet, apresenta seu primeiro livro.  Em Jornada da Segurança, que será lançado no dia 29 de agosto na Livraria Martins Fontes, em São Paulo, estão reunidos os principais artigos escritos por Bezerra ao longo de sua trajetória profissional, de 25 anos de atuação em redes e segurança de sistemas.

Os textos seguem uma ordem cronológica para que o leitor possa acompanhar a evolução da segurança na internet desde 1998. A apresentação é de Rogério de Campos Morais, vice-presidente da RSA para América Latina e Caribe. Para a obra, com 466 páginas, foram selecionados 137 artigos, separados por ano, publicados em veículos como Revista Lantimes – Info Gateway, Revista Guest, Site IT Web, Gazeta Mercantil e Revista RTI. Os textos abordam os temas mais relevantes de cada ano, como por exemplo: phishing (2005); segurança em VoIP (2006); virtualização de segurança da informação (2008); segurança em redes 3G, (2009); phishing – o que há de novo (2010);  pichação, denial of service e engenharia social (2011); espionagem e cyberwar (2012); Software-Defined Networking (2013); malware (2014); wateringhole (2015); digitization (2016); blockchain (2017).

Jornada da Segurança poderá ser adquirido na livraria Martins Fontes e no site Estante Virtual por R$ 50,00.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.