Adoção de tecnologias de voz pelo consumidor ultrapassa 50% na AL

0

Para entender a disseminação e impacto da tecnologia de ativação por voz na América Latina, a iProspect, agência de marketing digital full performance presente em 55 países, promoveu o inédito estudo "Latin America Finds its Voice". Ele sucede outras pesquisas com escopo semelhante realizadas pela iProspect na América do Norte, Europa e Ásia e foi produzido com base em mais de 4 mil entrevistas online no México, Brasil, Colômbia, Argentina e Chile. Dentre as principais conclusões, o estudo destaca que a penetração da tecnologia de voz superou os 50% na região, com 51% dos usuários de smartphones utilizando assistentes digitais com este recurso (49% no Brasil), e que os latino-americanos realizam 46% mais buscas por voz em aparelhos móveis do que a média mundial.

O uso também é intenso com 28% dos entrevistados acessando recursos de voz pelo menos uma vez ao dia, 27% a mais dos que os usuários norte-americanos. As motivações principais sustentadas pelos consumidores para este movimento são que o uso de recursos de voz é mais rápido (86%) e fácil (50%) do que digitar, além da maior conveniência enquanto não se pode ler ou digitar (45%) e eficiência (36%).

"Fica claro que a ativação por voz não é apenas uma moda e veio para ficar, o que traz uma série de consequências e desafios para as marcas. Esta tecnologia proporciona grande conveniência e tem o potencial de entregar uma jornada realmente individualizado ao consumidor. Identificamos também que, embora o desejo por assistentes virtuais domésticos seja grande, o grande vetor desta tecnologia na América Latina são os smartphones, cuja penetração na região chega aos 70%. Além disso, é uma questão de tempo até que as plataformas busquem maneiras de monetizar este processo, de forma que as marcas devem se apreçar para realizar seus primeiros testes e se estabelecer neste novo ambiente com menores custos", afirma Bruno Mosconi, diretor geral da iProspect Brasil.

 O estudo indicou ainda mudanças de comportamento em termos de como, quando e por qual razão e dispositivo o consumidor realiza suas buscas. Segundo o Gartner, até 2020, 50% de todas as buscas nos celulares serão acionadas por voz. A América Latina está chegando perto dessa estimativa, com uma média de 45% de todas as pesquisas feitas por voz. No Brasil, esta taxa é de 41%. "Neste cenário, o conteúdo do site não se trata mais de palavras-chave, mas sobre pesquisas semânticas. Isso demonstra a importância de as marcas otimizarem seu SEO para o 'rank zero', ou seja, a melhor resposta orgânica de áudio única para uma pesquisa de voz", explica Bruno Mosconi.

O recurso de voz fez com que o momento de busca ganhasse novos contornos com grande participação de pesquisas enquanto se dirige (56%), na cama (55%), vendo TV (55%) e até enquanto cozinha (52%) e trabalha (48%). A razão para o acionamento por voz é ampla e vem crescendo à medida que a tecnologia se aprofunda. Atualmente, o estudo indica que as principais razões são buscar informação comercial (78%), contato de restaurante (75%), orientações geográficas (64%), ligar ou mandar mensagem para alguém (64%) e notícias (60%), dentre outros. Por fim, apesar dos níveis mais baixos de adoção em comparação com os EUA, a América Latina já possui 27% dos consumidores com algum assistente digital doméstico, sendo que 70% declaram desejar um.

O estudo aponta quatro fatores importantes na adaptação das marcas a este cenário. Primeiro, é basear as estratégias em dados, de forma a entender efetivamente o que o cliente este buscando e qual é sua jornada de compra. O segundo passo é deixar os conteúdos de marca adequados para interações de voz. "Ter uma abordagem de conteúdo para a voz é responder as perguntas e consultas que as pessoas têm e certifica-se de que essas informações são detectáveis pelas plataformas certas", ressalta o diretor da iProspect Brasil.

O terceiro passo é entender que novas experiências das marcas requerem novas estratégias de usabilidade, envolvendo questões como a velocidade de carregamento de sites para dispositivos móveis, adaptabilidade do conteúdo para voz, geolocalização de informações e provimento de serviços e tarefas via comandos de voz. O E-commerce por meio de voz ainda está em fase inicial, mas a pesquisa mostra que o apetite do consumidor está lá. "Podemos esperar mais e mais iniciativas de comércio eletrônico por voz nos próximos 12 a 18 meses, mas há certas coisas que as marcas podem começar a fazer a partir de hoje para garantir que elas serão os primeiros da fila", conclui Bruno Mosconi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.