Publicidade
Início Gestão Infraestrutura SKA inaugura Centro de Manufatura Digital

SKA inaugura Centro de Manufatura Digital

0
Publicidade

Ao completar 30 anos, a SKA acaba de anunciar seu novo ambiente para inovação e tecnologia: o Centro de Manufatura Digital SKA, avançada instalação para colaboração com clientes e parceiros que buscam a transformação em suas indústrias. O investimento da SKA no novo Centro reúne tecnologias HP e Markforged para impressão 3D em polímeros, compósitos e metal.

A HP é uma das líderes mundiais no fornecimento de impressoras 3D para produção em plástico. Sua tecnologia de impressão 3D Multi Jet Fusion revoluciona o design, a prototipagem e a manufatura com sua capacidade exclusiva de controlar as propriedades dos componentes em cada nível do voxel. Isso permite o desenho e a produção de peças antes inconcebíveis e, no futuro, produtos com múltiplas propriedades físicas, como rigidez e flexibilidade variáveis, diversas cores e texturas, condutibilidade e comunicação elétrica.

“Um simples duto de ventilação de um automóvel, atualmente, pode levar semanas ou mesmo meses entre concepção e fabricação. Com a tecnologia da HP, este mesmo duto pode ser redesenhado e, ao invés de ser um conjunto de 7 partes, ele pode ser impresso em poucas horas em uma peça única, evitando um investimento de mais de R$ 150 mil para a fabricação do molde de injeção”, afirma Siegfried Koelln, presidente e fundador da SKA.

A tecnologia Markforged foi pensada para ambientes de escritório e chão de fábrica, oferecendo equipamentos que imprimem peças em metal e polímero, com reforço em fibras de carbono ou vidro, entre outras. Complexidade geométrica e velocidade permitem fabricar, em poucas horas, ferramentas de apoio à produção, como dispositivos de fixação. Na impressão Markforged, uma garra de robô é impressa 11x mais rápido do que o tempo que leva para ser usinada em alumínio, resiste à abrasão do maquinário ao mesmo tempo em que se conforma com o dispositivo, e seu custo é cerca de 50x menor do que a peça original.

Ocupando uma área de 700m2, o Centro conta com investimento próprio de mais de R$ 4 milhões entre equipamentos, instalações e treinamento, disponibilizando especialistas em engenharia mecânica, Internet das Coisas (IoT), ciência de materiais, design e aplicações de impressão 3D, e manufatura digital.

“Mais do que melhorar processos, o objetivo do Centro de Manufatura Digital SKA é repensar a engenharia, desde a concepção do produto feita pelo projetista até a sua manufatura – algo que realmente incorpora a nossa missão de transformar a indústria por meio da inovação tecnológica sustentável”, reforça Siegfried.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile