SAP investe R$ 7 milhões em iniciativa de certificações gratuitas de jovens consultores

0

A SAP Brasil lança a iniciativa SAP Learning for Employment, oferecendo cursos e certificações gratuitamente para capacitar até 4 mil profissionais em tecnologias estratégicas da SAP até o final de 2023. A iniciativa tem o objetivo de impulsionar a contratação de jovens certificados por empresas do ecossistema da SAP, incluindo parceiros e clientes. O público-alvo é formado por estudantes de graduação na área de Tecnologia, do Ensino Médio Profissionalizante e do Ensino Superior, a partir de parcerias com o setor privado, setor público e terceiro setor.

A primeira parceria será por meio do programa Minha Chance, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, que inaugura a iniciativa no Brasil. Foram oferecidas 350 vagas, sob a coordenação do Centro Paula Souza, com aulas online para alunos a partir do 4º semestre dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão de Tecnologia da Informação; Gestão Empresarial; Gestão de Produção Industrial; Gestão Comercial; Logística e Comércio Exterior, lecionados para alunos em 12 unidades da Fatec em cidades do Estado de São Paulo: São Paulo (Ipiranga e Zona Leste), São Caetano do Sul, Barueri, Itu, Indaiatuba, Tatuí, Sorocaba, São José dos Campos, Jaú, Piracicaba e Ribeirão Preto.

A solução SAP Business One será a primeira a ser disponibilizada. Trata-se de um sistema de gestão empresarial e relacionamento com clientes voltado para o segmento de pequenas e médias empresas ou filiais de empresas multinacionais com novas operações no Brasil. São empresas que apresentam crescimento acelerado e necessidade de uma gestão estruturada com normas de governança e conformidade.

O Centro Paula Souza criou um curso com duração de 140 horas, que inclui 80 horas de conteúdo online da SAP em português, supervisionado pelos professores da instituição. O curso "Suporte Básico em Sistemas de Gestão Empresarial" vai oferecer uma formação completa, que inclui um módulo de 20 horas de introdução aos conceitos básicos e utilização da plataforma; outro, de 80 horas, dedicado às atividades funcionais, de suporte e gerenciamento sob o ponto de vista de usuário e de TI. Já o terceiro módulo, de 40 horas, encerra ao preparar os alunos para identificar necessidades ou problemas, definir um projeto e suas hipóteses de desenvolvimento e apresentação de propostas para adoção da solução.

Para garantir a maior empregabilidade dos alunos, a iniciativa contará com subsídio integral do valor da prova de certificação SAP para os estudantes que completarem todas as etapas do curso com êxito, incluindo a apresentação final, de acordo com os critérios do Centro Paula Souza e da SAP. Este é um grande diferencial em relação a outras iniciativas de capacitação profissionalizante.

Ao término do curso e com as certificações conquistadas, a SAP, com apoio de sua área de RH, fará um Speed Recruiting, um hackathon para colocar em contato estes jovens consultores e o grande ecossistema de parceiros. No evento, programado para o início de 2021, as entrevistas e contratações podem acontecer de forma rápida e assertiva em um momento de esperada retomada da economia.

A escolha do conteúdo para esta primeira parceria levou em consideração a alta demanda por consultores certificados e usuários especializados em Business One. Além disso, por ser uma solução global, possibilitará uma jornada de formação dinâmica e que trará uma base sólida para o profissional expandir seu conhecimento em outras soluções verticalizadas e outras plataformas de integração, que suportam a transformação digital de empresas de qualquer porte.

A SAP já tem uma série de iniciativas voltadas para incentivar que mais estudantes se interessem desde cedo pelas disciplinas relacionadas ao universo STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e que inclui atividades de formação com parceiros do terceiro setor e outras lideradas pela própria SAP, em São Paulo e no SAP Labs, em São Leopoldo (RS). "Acreditamos que oferecer a opção de uma promissora carreira em tecnologia trará grandes oportunidades a estes jovens não só pelo potencial de desenvolvimento, mas no impacto positivo no seu entorno também. Existem estudos que indicam que a demanda por mão de obra qualificada só tende a crescer nos próximos anos e que haverá escassez", destaca Carolina Bastos, vice-presidente de Ecossistemas e Canais da SAP Brasil. "Por mais de 47 anos, e 25 no Brasil, a SAP impulsionou a inovação em nome de nossos clientes para ajudar o mundo a funcionar melhor e melhorar a vida das pessoas. Esta iniciativa tangibiliza este propósito", completa.

A próxima fase da iniciativa SAP Learning for Employment está prevista para começar em 2021 e deverá incluir novos conteúdos, como SAP Cloud Platform, focado em desenvolvimento e integração, que contempla tecnologias emergentes como Internet das Coisas (IoT), e o SAP S/4HANA, software que está no centro da estratégia da empresa inteligente. Também está prevista a expansão de parcerias com outras instituições e, eventualmente, em outros estados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.