Durante visita nesta quinta-feira (21/9) à Unicamp, em comemoração aos 40 anos da universidade, o chairman da Intel, Craig Barrett, anunciou o desenvolvimento de um laboratório para pesquisas em multicore, em conjunto com o Ministério da Ciência e Tecnologia e a instituição.
A iniciativa faz parte de um programa que já vem sendo realizado, e que levou dois pesquisadores da universidade para os laboratórios da Intel nos Estados Unidos, com o objetivo de desenvolverem pesquisas associadas a software em multicore. Os alunos são orientados pelo professor Dr. Guido Araújo, do Instituto de Computação da Unicamp, e pelo pesquisador da Intel nos Estados Unidos, Maurício Breternitz. Além de atender às necessidades do mercado, os estudos atendem às metas do governo de desenvolver a capacitação local em semicondutores.
Adicionalmente, como parte do Programa Intel Educação Superior, Barrett anunciou o desenvolvimento, em conjunto com a Unicamp, de um currículo de tecnologia WiMAX e a implementação do curso Multi-Threading para capacitar os estudantes a aproveitarem as vantagens das plataformas multicore. Também será realizada uma prova de conceito de WiMAX junto a algumas escolas públicas de Campinas.
Aproveitando as comemorações do Dia da Árvore, Barrett plantou uma muda de pau-brasil, na Praça da Paz. A Intel está ajudando no processo de revitalização da área.