Brasil e União Européia discutem cooperação em ciência e tecnologia

0

O Comitê Diretivo de Cooperação Científica e Técnica Brasil-União Européia definirá nos próximos meses as áreas prioritárias nessa parceria. O comitê, que começou a funcionar no ano passado, se reuniu nesta sexta-feira (21/9). Entre as áreas em discussão, estão biotecnologia, nanotecnologia, energia, tecnologias de informação e comunicações, aeroespacial, saúde e infra-estrutura.

De acordo com o diretor do Departamento de Temas Científicos e Tecnológicos do Itamaraty, Hadil da Rocha Vianna, essa foi uma primeira reunião para ?intercâmbio de idéias, de sugestões e de experiências?. Vianna também disse que será divulgada posteriormente uma ata da reunião estabelecendo as principais áreas e um cronograma de atividades.

Segundo o ministro interino da Ciência e Tecnologia, Luís Antônio Rodrigues Elias, uma área que está mais adiantada é a de formação de recursos humanos. Brasil e França já discutem projetos nessa área. ?O resultado disso, que foi trabalhado por quase um ano, é que nós vamos ter já para o ano que vem editais construídos entre o Brasil e a França na área de recursos humanos. É uma formação que permite o intercâmbio em áreas estratégicas para os dois países?, explicou.

O comitê, criado em 2004 pelo Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica entre o Brasil e a Comunidade Européia, tem por objetivo acompanhar e coordenar as atividades de pesquisa e desenvolvimento entre instituições de pesquisa brasileiras e européias.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.