São Paulo questiona lei que cria cadastro telefônico para telemarketing

0

O governador de São Paulo, José Serra, ajuizou na quinta-feira (20/9), no Supremo Tribunal Federal (STF), ação direta de inconstitucionalidade (Adin) contra a Lei estadual 12.239/06. A norma determina às companhias telefônicas que criem e mantenham um cadastro de assinantes interessados em receber ofertas de produtos e serviços, que deve ser disponibilizado às empresas de telemarketing.

Segundo a ação, a norma questionada, de origem parlamentar, foi vetada pelo governador, mas o veto foi rejeitado pelo parlamento estadual, que promulgou a lei. Para Serra, a criação de um serviço de cadastro pelas operadoras de telefonia, que posteriormente será usado para que os assinantes sejam contactados por empresas de telemarketing, constitui matéria sujeita a controle da Anatel, e portanto ?insuscetível de normatização pelo estado?.

Por considerar que o dispositivo legisla sobre telecomunicações, matéria de competência da União, o governador pede ao Supremo que suspenda liminarmente a norma questionada e, no mérito, que declare a inconstitucionalidade da Lei paulista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.