Empresa aplica teoria de redes sociais para reter clientes em telefonia móvel

0

O termo "rede social" ficou famoso com a popularização de sites de relacionamento da web 2.0, como Orkut e Facebook. Mas a verdade é que as redes sociais podem ser analisadas a partir de outros serviços fora da internet, como por exemplo a telefonia celular. A MarketData, uma empresa especializada em serviços de marketing a partir de informações de bancos de dados, está propondo uma nova metodologia para orientar as operadoras celulares em suas ações de prevenção ao churn: a análise de dados de tráfego de voz e de mensagens de texto sob a ótica de redes sociais.
Estudando os CDRs de uma operadora móvel é possível identificar redes de amigos, pelo volume e pela frequência de ligações entre as pessoas. A partir dessas informações, é possível também visualizar quais usuários têm maior poder de influência sobre outros, inclusive de operadoras concorrentes. Após analisar os arquivos de uma operadora brasileira durante três meses, a MarketData chegou à seguinte conclusão: quem se comunica mais tem mais chance de levar outras pessoas a deixarem a operadora quando cancela sua linha. Em outras palavras: quanto maior o tráfego de uma pessoa, maior o seu poder de influência sobre um grupo de usuários, explica o sócio-diretor da MarketData, Marcelo Sousa. Outra conclusão da análise, obtida a partir do cruzamento com dados cadastrais: quando a idade dos clientes é a mesma, maior é a influência entre eles.
A maioria das operadoras móveis hoje em dia concentra seus esforços de retenção de clientes naqueles com maior receita. Entretanto, nem sempre esses clientes são os maiores "influenciadores". A metodologia proposta pela MarketData permite à operadora identificar o grupo de clientes com maior poder de influência sobre os demais em sua base. "Isso pode ser usado tanto para reduzir o churn quanto para lançar novos planos e produtos", sugere Sousa.
A ideia é trabalhar principalmente com o segmento pós-pago. Sousa explica que o modelo estatístico realiza também uma limpeza dos dados. São excluídas, por exemplo, chamadas para números 0800. Da mesma forma, um vendedor que usa muito o telefone para realizar ou receber várias ligações por dia não necessariamente aparecerá como um importante influenciador porque a duração das chamadas é curta. Sousa reconhece, contudo, que o modelo estatístico criado está em constante aprimoramento. Um próximo passo será levar em conta o dia e o horário das chamadas: afinal de contas, ligações à noite ou no fim de semana têm mais chance de serem entre amigos e familiares.
A metodologia da MarketData foi desenvolvida ao longo de cinco meses e ficou pronta recentemente. A empresa agora está apresentando-a às operadoras celulares. Muitas delas já são clientes da empresa em outros projetos de consultoria em marketing.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.