Apple confirma a presença de apps maliciosos em sua loja oficial

0

A App Store, loja oficial de aplicativos móveis da Apple, teve sua primeira confirmação de apps infectados com malware. Em um post publicado na última sexta-feira, 18, a empresa Palo Alto Networks afirmou que pelo menos apps 39 títulos estariam com o XcodeGhost, uma aplicação maliciosa e falsa que modifica o software de desenvolvedor Xcode IDE para roubar senhas e acessar URLs do usuário – todos de origem asiática, a maioria da China.

Dentre os apps com o malware estão versões do WeChat (mensagens instantâneas), o Didi Chuxing (Uber chinês), China Unicom Mobile Office (app da maior operadora de telefonia móvel da China) e Tonghuashun (aplicativo de venda e compra de ações).

A porta-voz da Apple, Christine Monaghan, disse para a Reuters que os aplicativos já foram removidos da App Store e que a companhia está trabalhando com os desenvolvedores para a utilização do Xcode correto, com a finalidade de proteger seus apps. A gigante da internet e dona do WeChat, Tencent, afirmou por meio de um post em seu blog que atualizou o app de conversas da versão 6.2.5 (infectada) para a 6.2.6, sem o malware.

Porém, o número de aplicativos com o malware pode ser maior. O site norte-americano Gizmodo ouviu uma empresa chinesa que afirmou ter encontrado pelo menos 344 apps com o malware na AppStore – a empresa preferiu não ter seu nome citado na matéria.

Esta é a segunda falha relacionada à Apple neste mês. No dia 2 de setembro foi confirmado que 225 mil contas de dispositivos móveis da Apple foram hackeadas. Christine revelou que este é um "grande problema", pois mostra que os apps e os desenvolvedores da Apple podem ser atacados. Historicamente apenas cinco aplicativos de 1,5 milhão de apps foram infectados na App Store, indica a Palo Networks.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.