Oracle e Walmart anunciam aprovação provisória para assumir Tik Tok nos EUA

0

O presidente norte-americano Donald Trump anunciou que a ByteDance recebeu a aprovação provisória para um acordo com o governo dos Estados Unidos para resolver as questões pendentes, que agora incluirão Oracle e Walmart investindo juntas para adquirir 20% dos negócios recém-formados da TikTok Global.

Como parte do acordo, a TikTok está criando uma nova empresa chamada TikTok Global, que será responsável por fornecer todos os serviços da TikTok aos usuários nos Estados Unidos e à maioria dos usuários no resto do mundo. O acordo aprovou que a Oracle se torna o provedor de nuvem segura da TikTok.

A TikTok Global será de propriedade majoritária de investidores americanos, incluindo Oracle e Walmart. A TikTok Global será uma empresa americana independente, com sede nos Estados Unidos, com quatro americanos dos cinco membros do Conselho de Administração. A ByteDance negou que a nova empresa seria controlada pelos americanos.

O presidente Donald Trump, por sua vez, disse nessa segunda-feira, 21, que rescindiria sua aprovação provisória para um acordo entre a Oracle e a ByteDance para criar um novo serviço TikTok com base nos Estados Unidos, se a empresa chinesa mantiver o controle da operação. Mas ele indicou que espera que a influência chinesa seja diluída por uma futura oferta pública da nova empresa.

"Eles não terão nada a ver com isso e, se o fizerem, simplesmente não faremos o negócio", disse Trump em uma entrevista à Fox News, referindo-se ao ByteDance. "Vai ser controlado, totalmente controlado pela Oracle, e acho que eles estão abrindo o capital e comprando o resto, estão comprando muito, e se descobrirmos que eles não têm total controle, então não vamos aprovar o negócio."

O comunicado conjunto da Oracle e Wallmart diz "que toda a tecnologia da TikTok estará em posse da TikTok Global e estará em conformidade com as leis e regulamentos de privacidade dos EUA. A privacidade de dados para 100 milhões de usuários americanos do TikTok será rapidamente estabelecida com a transferência de todos os dados americanos para os data centers Generation 2 Cloud da Oracle, os data centers em nuvem mais seguros do mundo".

Além de sua posição patrimonial, o Walmart trará seus recursos de varejo omni-channel, incluindo seu sortimento Walmart.com, mercado de comércio eletrônico, atendimento, pagamento e serviço de publicidade de medição como serviço.

A TikTok Global criará mais de 25.000 novos empregos nos Estados Unidos e a TikTok Global pagará mais de US$ 5 bilhões em novos impostos ao Tesouro dos EUA, número também desmentido pela ByteDance.

O comunicado prossegue dizendo que a TikTok Global, junto com a Oracle, SIG, General Atlantic, Sequoia, Walmart e Coatue, criará uma iniciativa educacional para desenvolver e entregar um currículo online de vídeo baseado em IA para ensinar crianças de cidades a subúrbios, uma variedade de cursos de leitura básica e matemática para ciências, história e engenharia da computação.

"A TikTok Global terá uma oferta pública inicial (IPO) em menos de 12 meses e será listada em uma bolsa dos Estados Unidos. Após o IPO, a propriedade da TikTok Global nos Estados Unidos aumentará e continuará a crescer com o tempo", afirma o comunicado.

WE CHAT

A juíza Laura Beeler, da Califórnia, suspendeu a proibição emitida pelo Departamento de Comércio de se baixar o aplicativo WeChat nos Estados Unidos, depois que um grupo de usuários questionou a medida na Justiça, alegando liberdade de expressão. Neste domingo,20, os apps chineses TikTok e WeChat deixariam as lojas de aplicativos do Android e do iPhone nos EUA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.