Oracle e Walmart anunciam aprovação provisória para assumir Tik Tok nos EUA

0
36

O presidente norte-americano Donald Trump anunciou que a ByteDance recebeu a aprovação provisória para um acordo com o governo dos Estados Unidos para resolver as questões pendentes, que agora incluirão Oracle e Walmart investindo juntas para adquirir 20% dos negócios recém-formados da TikTok Global.

Como parte do acordo, a TikTok está criando uma nova empresa chamada TikTok Global, que será responsável por fornecer todos os serviços da TikTok aos usuários nos Estados Unidos e à maioria dos usuários no resto do mundo. O acordo aprovou que a Oracle se torna o provedor de nuvem segura da TikTok.

A TikTok Global será de propriedade majoritária de investidores americanos, incluindo Oracle e Walmart. A TikTok Global será uma empresa americana independente, com sede nos Estados Unidos, com quatro americanos dos cinco membros do Conselho de Administração. A ByteDance negou que a nova empresa seria controlada pelos americanos.

O presidente Donald Trump, por sua vez, disse nessa segunda-feira, 21, que rescindiria sua aprovação provisória para um acordo entre a Oracle e a ByteDance para criar um novo serviço TikTok com base nos Estados Unidos, se a empresa chinesa mantiver o controle da operação. Mas ele indicou que espera que a influência chinesa seja diluída por uma futura oferta pública da nova empresa.

"Eles não terão nada a ver com isso e, se o fizerem, simplesmente não faremos o negócio", disse Trump em uma entrevista à Fox News, referindo-se ao ByteDance. "Vai ser controlado, totalmente controlado pela Oracle, e acho que eles estão abrindo o capital e comprando o resto, estão comprando muito, e se descobrirmos que eles não têm total controle, então não vamos aprovar o negócio."

O comunicado conjunto da Oracle e Wallmart diz "que toda a tecnologia da TikTok estará em posse da TikTok Global e estará em conformidade com as leis e regulamentos de privacidade dos EUA. A privacidade de dados para 100 milhões de usuários americanos do TikTok será rapidamente estabelecida com a transferência de todos os dados americanos para os data centers Generation 2 Cloud da Oracle, os data centers em nuvem mais seguros do mundo".

Além de sua posição patrimonial, o Walmart trará seus recursos de varejo omni-channel, incluindo seu sortimento Walmart.com, mercado de comércio eletrônico, atendimento, pagamento e serviço de publicidade de medição como serviço.

A TikTok Global criará mais de 25.000 novos empregos nos Estados Unidos e a TikTok Global pagará mais de US$ 5 bilhões em novos impostos ao Tesouro dos EUA, número também desmentido pela ByteDance.

O comunicado prossegue dizendo que a TikTok Global, junto com a Oracle, SIG, General Atlantic, Sequoia, Walmart e Coatue, criará uma iniciativa educacional para desenvolver e entregar um currículo online de vídeo baseado em IA para ensinar crianças de cidades a subúrbios, uma variedade de cursos de leitura básica e matemática para ciências, história e engenharia da computação.

"A TikTok Global terá uma oferta pública inicial (IPO) em menos de 12 meses e será listada em uma bolsa dos Estados Unidos. Após o IPO, a propriedade da TikTok Global nos Estados Unidos aumentará e continuará a crescer com o tempo", afirma o comunicado.

WE CHAT

A juíza Laura Beeler, da Califórnia, suspendeu a proibição emitida pelo Departamento de Comércio de se baixar o aplicativo WeChat nos Estados Unidos, depois que um grupo de usuários questionou a medida na Justiça, alegando liberdade de expressão. Neste domingo,20, os apps chineses TikTok e WeChat deixariam as lojas de aplicativos do Android e do iPhone nos EUA

Deixe seu comentário