Publicidade
Início Blogueria Como o Business Intelligence potencializa o atendimento ao cliente?

Como o Business Intelligence potencializa o atendimento ao cliente?

0
Publicidade

Com o crescimento do segmento de tecnologia durante a pandemia da Covid-19, estar atento ao aprimoramento e transformação das ferramentas digitais é essencial para se destacar e aumentar a competitividade no mercado. Mesmo em um cenário de recessão econômica, algumas tecnologias têm ganhado força, como é o caso do Business Intelligence (BI), conhecido como inteligência dos negócios. O BI é o processo de coletar dados e transformá-los em informações pertinentes para tomar decisões estratégicas mais assertivas e contribuir para alavancar os negócios.

De acordo com os números de participação de mercado de 2020 da IDC, o mercado global total de Business Intelligence e Analytics atingiu US$ 19,2 bilhões, crescendo 5,2 em relação ao ano anterior. Nos últimos anos, o Business Intelligence evoluiu e se tornou indispensável para a melhora de processos e desempenho dos negócios. Com o avanço das ferramentas de BI, como o Business Analytics, empresas de todos os portes e segmentos se beneficiam deste processo de coleta, organização e análise de dados, que são gerados diariamente nas operações da empresa, desde produtos e serviços até informações do cliente.

O atendimento ao cliente de qualidade é o ponto chave para garantir fidelização oferecendo um serviço diferenciado no mercado. Nesse sentido, o Business Intelligence se tornou o principal aliado para ter informações aprofundadas do cliente e prestar um serviço de qualidade. Leandro Campos lista como o BI potencializa o atendimento ao cliente trazendo as melhores experiências para os consumidores e usuários:

Fidelização do cliente: O BI permite, por meio da coleta de dados, informações e métricas que possibilitam um maior entendimento do público-alvo, ao identificar suas necessidades e suas dificuldades, consequentemente, o atendimento será muito mais eficiente, e a experiência positiva aumentará a satisfação e retenção do cliente.

Efetivação da qualidade: O atendimento de qualidade é a chave para relacionamentos duradouros com o cliente.  A inteligência dos negócios proporciona o conhecimento do cliente por meio da coleta de dados, sendo possível trabalhar abordagens objetivas e específicas para aquele determinado consumidor.

Utilização de Dashboard:Trata- se de um painel visual que apresenta dados que são coletados, com métricas e indicadores que são compartilhados para os stakeholders com a finalidade de terem uma visão geral dos processos específicos das operações. Com isso, é possível tomarem decisões mais assertivas no atendimento.

Mensuração e análise dos resultados: Com o levantamento das informações obtidas pela coleta de dados, o gestor poderá ter controle em todas as etapas da operação por meio dos relatórios gerados. Dessa forma, com as informações obtidas, é possível mensurar o tempo médio do atendimento, eficiência nas soluções e resultados obtidos para nortear o gestor nas melhores decisões a serem tomadas para um atendimento excepcional.

Leandro Campos, CEO da Nvoip.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile