Publicidade
Início Serviços Saúde Digital RNP inaugura mais quatro núcleos da Rede Universitária de Telemedicina

RNP inaugura mais quatro núcleos da Rede Universitária de Telemedicina

0
Publicidade

A RNP (Rede Nacional de Pesquisa) informa que na quarta-feira, 30, serão inaugurados mais quatro núcleos da Rute (Rede Universitária de Telemedicina) em Manaus (AM), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ).

Com isso, o programa passa a contar com 82 núcleos, localizados em hospitais universitários e de ensino de todo o Brasil. O Rute integra todos os hospitais públicos universitários e de ensino.

A rede está integrada ao Programa Telessaúde Brasil Redes, uma iniciativa do Ministério da Saúde que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no SUS (Sistema Único da Saúde), integrando ensino e serviço por meio de ferramentas de tecnologias da informação para promover a Teleassistência, a Teleducação, a pesquisa colaborativa, gestão e avaliação.

Os núcleos de Telessaúde e Telemedicina são dotados de equipamentos de ponta para comunicação em tempo real e são conectados à infraestrutura de rede de alto desempenho operada pela RNP.

O Rute apoia a realização de videoconferências, análise de diagnósticos, segunda opinião, inclusive formativa, e educação permanente, e web conferência, entre hospitais universitários e universidades.

Além disso, permite a integração com secretarias estaduais e municipais de saúde, unidades básicas de saúde e hospitais do interior.

Atualmente, a Rute possui 56 Grupos de Interesse Especial em várias especialidades e subespecialidades da saúde em plena operação com 600 sessões por ano de vídeo e webconferências.

Isso representa uma média diária de duas a três sessões científicas com a participação de 300 instituições, inclusive algumas da América Latina.

A inauguração dos quatro novos núcleos beneficiará a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) e a Fundação Alfredo da Matta (FUAM), ambas em Manaus, o Hospital Municipal Odilon Behrens (HOB), em Belo Horizonte e o Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), no Rio de Janeiro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile