Publicidade

    Alta disponibilidade garante campanha de doações do Teleton

    1
    Publicidade

    Basta um dos comunicadores mais populares do Brasil, Silvio Santos, entrar em cena e pedir contribuições para AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente durante o programa Teleton, que toda uma solução de alta disponibilidade para o gerenciamento de doações online (web+mobile) em tempo real é acionada, de forma a que as contribuições sejam realizadas de forma simples, rápidas e seguras.

    Para isso foram implementadas pela S2IT aplicações web desenvolvidas em JAVA, ferramentas administrativas para o gerenciamento das doações, um novo site de arrecadações e uma infraestrutura mobile para receber doações via celulares e tablets.As cobranças podem ser realizadas por meio de cartões de crédito, débitos online ou boletos bancários. A solução permitiu também que os doadores compartilhassem nas redes sociais suas doações, a fim de fomentar mais donativos.

    Após um ano de reestruturação, em 2010, a AACD já havia registrado um aumento de 10 vezes o número de arrecadações via internet em relação ao ano anterior. Comparando 2014 ao ano de 2009, o crescimento de arrecadações online foi de aproximadamente 14 vezes, sem interrupções no sistema. Todo gerenciamento das informações foi reestruturado, o controle das arrecadações passou de manual, via planilhas, para informatizado, com atualizações online, em tempo real. A expectativa para este ano é que o Teleton, que ocorrerá nos dias 23 e 24 de outubro, aumente as contribuições via site, além de incrementaras doações via mobile, tendência que cresce a cada ano.

    “Nossa meta é garantir 100% de disponibilidade do sistema como temos mantido. É a oportunidade que temos para captar um recurso que faz a total diferença no orçamento ao longo do ano. Há três anos, baseados em estudos que apontavam o crescimento do uso de dispositivos mobiles (smartphones e tablets), a S2IT implantou o conceito de responsividade no site. Com este recurso, já em 2014, conseguimos atingir a marca de 50% dos acessos sendo feitos por estes dispositivos. Garantimos o direito de doar daquelas pessoas que assistem ao programa e não querem ligar seus computadores para realizar a doação. Hoje, elas realizam via celulares, smartphones e tablets, ou seja, abrimos novos canais para doações”, acrescenta Victor Kaspar, gerente de TIC da  AACD.

    Kaspar enfatiza ainda que a atual infraestrutura permite centralizar e consolidar as doações de outros canais (como os telefones 0800 e 0500) em uma única plataforma, gerar logs para controle e auditoria, ter acesso às informações de localidade das doações, além do suporte e monitoramento da solução (5X8, 24X7). “O modelo anterior gerava estresse na equipe de arrecadações, havia muito retrabalho. Precisávamos de exatidão das informações em tempo real, já que o evento é ao vivo e, a todo o momento, torna-se necessário saber se a meta foi atingida e se as arrecadações estão aumentando ou diminuindo”, realça..

    Ainda existe uma equipe de sustentação, monitoramento 24×7 para garantir a disponibilidade dos serviços no período de  pré-evento, evento e pós-evento. O departamento de TIC da AACD possui um canal direto de contato com o sistema de monitoramento que a S2IT utiliza, caso seja necessário, é realizado o disparo de  alertas, seja no formato de e-mails, ligações, SMS, Skype e WhatsApp, com reparos imediatos.

    “Durante o Teleton, uma equipe é deslocada até o SBT e uma outra atende de forma remota situações pontuais.  Alguns gestores podem se perguntar: Por que uma base no SBT? Porque acreditamos que convivendo e participando do ‘calor do evento’, conseguimos entender as reais necessidades da AACD e atuar de forma antecipada, sem a necessidade de aguardarmos alguns alertas ou solicitações. Além disso, temos a chance de identificar oportunidades de melhoria baseado nas necessidades reais do evento e, com isso, garantir a melhoria continua do projeto”, conclui  Renato Oliveira, diretor de operações da S2IT.

    E o processo de melhoria continua a todo vapor. “Detalhes como mudanças de bonecos, inclusão de novos meios de pagamentos e bandeiras de cartões, monitoramento e captação da experiência do usuário, geram insumos para trabalharmos durante todo o ano seguinte, ou seja, a operação de 2015 já nos prepara para suprir as novas demandas de 2016”, conclui Oliveira.

    1 COMENTÁRIO

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile