Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Ciberataque tira do ar principais sites dos EUA por várias horas nesta...

Ciberataque tira do ar principais sites dos EUA por várias horas nesta sexta-feira

0
Publicidade

Dezenas grandes sites, entre eles o Twitter e o Tumblr, ficaram fora do ar durante um período prolongado nesta sexta-feira, 21, devido a um ataque online. A fornecedora de infraestrutura para internet Web Dyn disse que seu sistema de nomes de domínio (DNS) sofreu um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS, na sigla em inglês a partir das 7h10 (horário de Nova York) que interrompeu o tráfego principalmente na costa leste dos Estados Unidos.

Ataques de negação de serviço podem derrubar websites, inundando-os com dados imprestáveis, bloqueando o acesso aos usuários. Os serviços de DNS da Dyn são uma parte chave da “cadeia de suprimento” digital que permite que endereços web — como o Twitter.com, por exemplo — conduzam os usuários até infra estrutura que os hospeda.

A Dyn informou que seus serviços foram reestabelecidos por volta das 9h20, mas não revelou a origem do ataque. A empresa disse que o acesso ao Spotify também foi interrompido, bem como a outros sites, como o Github e Fastly. O website do The Wall Street Journal também ficou instável por alguns momentos nesta sexta-feira. “Nós ainda estamos investigando a causa, mas, em última análise, podemos dizer que a pane limitou-se a Costa Leste dos EUA”, disse o porta-voz da Dyn, Adam Coughlin, ao jornal americano.

Especialistas em segurança disseram que os ataques de negação de serviço têm ficado mais poderosos e intensos em relação ao ano passado. Um ataque ao site do pesquisador de segurança Brian Krebs no mês passado bateu todos os recordes em parte porque a rede pela qual ele foi propagado utiliza centenas de milhares de câmeras conectadas, gravadores de vídeo digitais e outros dispositivos “inteligentes”, segundo a Akamai Technologies.

A divisão de serviços web da Amazon.com, a Amazon Web Services, uma das maiores empresas do mundo de computação em nuvem, também divulgou uma falha que durou diversas horas. A AWS hospeda um amplo conjunto de sites, principalmente de empresas.

Em comunicado, a Amazon disse que encontrou os problemas de DNS que afetaram seus clientes de serviços de nuvem na costa leste e resolveu a falha, embora também não tenha divulgado a causa. “Verificamos um elevado número de erros relacionados ao acesso a seus serviços de nuvem em um hub servidor na costa leste, devido a problemas de DNS”, diz a nota. Segundo a empresa, os problemas ocorreram entre 7h31 e 9h10.

O provedor de serviços em nuvem Heroku também disse ter registrado problemas de DNS “generalizados”, relacionados a um ataques de negação de serviço contra um dos seus provedores de DNS, mas que conseguiu resolver o problema.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile