Publicidade
Início Serviços Case Armazém Paraíba comemora sucesso de projeto de outsourcing da infraestrutura de TI

Armazém Paraíba comemora sucesso de projeto de outsourcing da infraestrutura de TI

0
Publicidade

Desde 2012, o Armazém Paraíba, uma das maiores redes de lojas de departamento da região Nordeste do Brasil, que pertence ao Grupo Claudino, passa por um processo de reformulação de da arquitetura e ambientação de suas 51 lojas distribuídas em seis estados do país, baseado no ponto de venda do futuro que destaca a sinalização, interatividade e comunicação, para proporcionar a melhor experiência de compra aos clientes.

Para tornar essa iniciativa viável, a rede optou alguns anos depois, por terceirizar seus ativos de TI com a Microcity. “Ao terceirizar a gestão das máquinas pudemos concentrar nossa atenção em inovação e na constante na melhoria dos nossos pontos de vendas”, afirma Heber Alves Salgado, gerente de TI do Armazém Paraíba.

Ele ressalta que a capilaridade que a Microcity oferece tem sido um ponto forte para garantir o sucesso do projeto. “Nossas unidades muitas vezes estão espalhadas em regiões afastadas, dificultando o suporte e a gestão das máquinas. Antes, tinha que deslocar minha equipe de TI para essas cidades, quando acontecia algum problema, o que podia levar dias para ser resolvido. Depois do projeto conseguimos ser atendidos em qualquer local do país, por meio de uma equipe rápida e qualificada”. Hoje a Microcity possui mais de 131 parceiros nas regiões Norte e Nordeste para prestar todo tipo de atendimento, desde a entrega dos ativos até a atualização de softwares e checagem do ciclo de vida do equipamento.

A infraestrutura de TI também fez parte deste processo de transformação da rede de lojas. Para garantir o funcionamento dos negócios, sem que houvesse interrupções devido a problemas tecnológicos, assegurando a qualidade do atendimento aos clientes, o Armazém Paraíba optou por terceirizar os servidores com a Microcity. “Com isso, eliminamos a preocupação com paradas imprevistas, problemas técnicos, falta de ativos para reposição e troca dos equipamentos que apresentassem defeitos”. Utilizados em missões críticas, como banco de dados, emissão de notas fiscais e pagamentos, aplicações usadas pela frente de loja e caixas, os servidores são fundamentais para manter o negócio funcionando.

Segundo Salgado, além da questão do suporte e manutenção das máquinas e servidores, a gestão dos processos operacionais também foi melhorada. “Conseguimos visualizar tudo o que está acontecendo dentro das lojas. Problemas pontuais, como falhas de rede, demora de sistemas, e as causas de cada parada, são facilmente identificados e corrigidos. Literalmente, temos tudo às vistas claras”.

Outro ganho apontado por ele é a capacidade de redundância obtida nas lojas contempladas, pois cada uma conta com dois servidores, e quando um apresenta algum defeito o outro assume o lugar imediatamente fazendo com que as operações não sejam prejudicadas. “A segurança e estabilidade dos sistemas não tem preço para o setor varejista, não podemos parar por nada, pois tudo está correlacionado. E se algo não vai bem pode por em risco todo o trabalho da loja, do caixa, do financeiro, até chegar ao cliente, o que não podemos deixar que aconteça”.

O executivo comemora a parceria de longa data com a Microcity. “É muito estratégico para nós podermos contar com um parceiro que entende o negócio que atuamos e nossas necessidades e que está sempre pronto a nos ajudar em qualquer lugar que precisarmos. Isso é sem dúvida imprescindível e fundamental para o nosso sucesso”, finaliza.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile